Cultura

Playlists mapearão produção musical do estado do Rio de Janeiro

IMMuB é parceiro desta ação

segunda, 16 de julho de 2018

Compartilhar:

Secretaria da Cultura do Estado do Rio em parceria com a Deezer criou um projeto para mapear a produção musical do Rio e agora cada município do estado terá sua própria playlist na plataforma com artistas da região. A seleção será feita por uma curadoria formada por representantes do Estrombo (programa de música do Sebrae), do Instituto Gênesis da PUC-Rio e do Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), além de gestores da Secretaria de Estado de Cultura e integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). O projeto adotou o formato de cerca de 40 músicas por playlist, com até duas composições para cada artista. Ou seja, as 92 listas terão, aproximadamente, 1.800 artistas e 3.600 canções. O resultado será anunciado no dia 17 de agosto, quando as playlists poderão ser ouvidas.

Léo Feijó, subsecretário adjunto da Secretaria da Cultura do Estado do Rio, informou para o site do jornal 'O Globo' que "a intenção é criar mais oportunidades para os artistas do estado" e "gerar curiosidade no ouvinte ", e nota que este é o primeiro contato de muitas delas com a profissionalização

É uma iniciativa importante e alinhada com ações que valorizam novos artistas. Entre as ações previstas para o Música.RJ com todos os parceiros está a apresentação de um festival no Centro do Rio dos 40 artistas mais tocados nas playlists, que se estenderá por quatro sextas-feiras em novembro. Em cada data, haverá cinco palcos espalhados pela Região Metropolitana, cada um com duas atrações em shows diurnos.

Feijó ainda explicou que o processo é importante para que o artista compreenda sobre o mercado, pois começam a entender como funcionam os direitos autorais e o trabalho das editoras.

Para se inscrever e poder concorrer a um lugar nas playlists, os compositores precisam cadastrar suas músicas na Deezer (veja como aqui), até dia 25 de julho.


Formato: Playlists Digitais
Municípios: 92
Estimativa de Artistas: 20 por município / 1.840 artistas no total
Músicas nas playlists: mais de 3.680 músicas!
Parceiros: Deezer, Secretaria de Estado de Cultura, Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), SEBRAE e Estrombo, Instituto Gênesis da PUC-Rio, Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB)

Processo de seleção
Os artistas podem enviar músicas para participar da seleção final. Ao mesmo tempo os curadores regionais também estão organizando outras listas, considerando sempre critérios com ligação com o território, diversidade de gêneros musicais e priorizando novos artistas ou aqueles que não ganharam a grande mídia. Todas as músicas concorrentes devem estar na Deezer para participar da seleção. Para saber como disponibilizar, acesse esse link.

Cronograma
18 de Julho - Data final de recebimento de material para compor as primeiras playlists.
23 de Julho - Prazo final para os artistas regularizarem a situação de direitos autorais (documentações e distribuidora) e subir músicas para a plataforma
17 de agosto - Resultado da curadoria por municípios / lançamento das playlists por município
6 de Setembro - Lançamento da playlists dos melhores por região / top 3 por região / os mais ouvido
20 de Setembro - Lançamento da playlists dos mais ouvidos por gênero musical a partir da plataforma Música.RJ
09, 10 e 11 de Novembro - Festival Outdoor: serão convidados os artistas mais ouvidos destas playlists para apresentações no Centro do Rio de Janeiro, em horários diurnos, em espaços da Secretaria de Estado de Cultura


Participe! Basta preencher o formulário e enviar a sua música:

https://goo.gl/forms/mxcwd7bTjHkAib0J3




Comentários

Divulgue seu lançamento