Grupo Semente & Simone Mazzer Cantam e Tocam Nelson Cavaquinho

quinta, 08 de novembro de 2018

Compartilhar:

Apontado como um dos responsáveis pela revitalização da Lapa no Centro do Rio e vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2015 como melhor grupo de samba, o Grupo Semente se une à cantora e atriz Simone Mazzer reverenciada por sua voz potente, tendo recebido o prêmio de cantora revelação no 27º Prêmio da Música Brasileira em 2016. Juntos cantam e tocam o grande compositor Nelson Cavaquinho. Uma noite imperdível!

“Grupo Semente & Simone Mazzer cantam e tocam Nelson Cavaquinho” promove o encontro inédito do Grupo Semente, formado por João Callado (cavaquinho), Bernardo Dantas (violão de 7 cordas), Bruno Barreto (voz e percussão), Marcos Esguleba (percussão) e Maninho (percussão), e a cantora Simone Mazzer para um show tributo à Nelson Cavaquinho, um dos mais importantes compositores do samba carioca. Nelson Cavaquinho (29 de outubro de 1911 – 18 de fevereiro de 1986), imprimiu sua assinatura em sambas que se tornaram clássicos como Quando eu me chamar saudade (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, 1972) Folhas secas (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, 1973), Luz negra (Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso, 1961) e Juízo final (Nelson Cavaquinho e Élcio Soares, 1973). A despedida, tema recorrente em sua obra aparece de diversas formas, seja falando de amor, da vida boemia, da morte, ou somente para falar de momentos breves como no samba Vou partir (Nelson Cavaquinho e Jair do Cavaquinho, 1965), em que o poeta fala do Carnaval e, a filosofia de bar que aparece em sambas como Rugas (Nelson Cavaquinho, Ari Monteiro, Augusto Garcez, 1946). A voz rouca a forma única de tocar violão (o cavaquinho, instrumento inicial do artista e que o reverenciava foi substituído no passar dos anos) fizeram a diferença deste sambista em sua obra.

No ano que completa 20 anos, a ideia do Grupo Semente de convidar Simone Mazzer para um show com repertorio exclusivamente de Nelson Cavaquinho veio da vontade de reverenciar a obra do compositor e seus clássicos, composições que se tornaram inesquecíveis para o gênero do samba, mas que poderiam perfeitamente estar entre clássicos do jazz, blues ou R&B. Assim o show tem como diferencial trazer a versatilidade de Mazzer e sua interpretação conhecida em repertórios rock/blues/jazzie, dividindo o palco e canções com o grupo, e dando voz aos sambas deste genial poeta.

SOBRE OS ARTISTAS:

O Grupo Semente teve sua origem em 1998 ao se apresentar no Bar Semente, na Lapa, com a cantora Teresa Cristina. Depois do sucesso na casa, que além do reconhecimento rendeu ao grupo seu nome, passaram a se apresentar em outros locais para um público cada vez maior e mais fiel. Apontado como um dos responsáveis pela revitalização e movimento cultural de reinvenção da Lapa no Centro do Rio de Janeiro. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2015 como melhor grupo de samba, o Grupo Semente se estabelece hoje como um dos mais importantes do Rio de Janeiro.

Simone Mazzer é cantora e atriz, começou suas atividades artísticas em Londrina/PR e em 2008 convidada pela Armazem Cia de Teatro muda para o Rio de Janeiro onde permanece atriz até 2011 quando retoma a carreira de cantora. Reverenciada por sua voz potente e pela sua maneira própria para a interpretação das músicas que escolhe para seu repertorio, Mazzer em seu álbum de estreia recebeu a indicação de melhor cantora na categoria Pop/Rock/MPB ao lado de Gal Costa e Elza Soares e o prêmio de cantora revelação no 27º Prêmio da Música Brasileira em 2016.

A ideia do Grupo Semente de convidar Simone Mazzer para um show com repertorio exclusivamente de Nelson Cavaquinho tem como objetivo principal reverenciar a obra do compositor e seus clássicos, composições que se tornaram inesquecíveis para o gênero do samba, mas que poderiam perfeitamente estar entre clássicos do jazz, blues ou R&B. Assim o show tem como diferencial trazer a versatilidade de Mazzer e sua interpretação conhecida em repertórios rock/blues/jazzie dando voz aos sambas deste genial poeta.

REPERTORIO:
1- Caminhando
2- Juizo Final
3- Luz Negra
4- Rugas
5- Duas horas da manhã
6- Palhaço
7- Folhas Secas
8- Quando eu me chamar saudade
9- A flor e o espinho
10- Pranto do Poeta
11- Vou partir
12- Enquanto a cidade dorme
13- Eu e as flores
14- Dono das calçadas
15- Nome sagrado
16- Dona Carola
17- Minha festa
18- Noticia
19- Sempre Mangueira


SERVIÇO:
Evento: Grupo Semente & Simone Mazzer Cantam e Tocam Nelson Cavaquinho
Linguagem: Música
Data: 11 - Domingo
Horário: 20h
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – RJ
Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 40,00 (inteira) – R$ 20,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a
domingo das 14h30 às 21h
Classificação: Livre
Duração: 80min
Cartões de Débito: Não
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte da imagem: foto divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento