Música

As gravações

Capítulo III da série especial JACOB DO BANDOLIM 100 anos

terça, 13 de fevereiro de 2018

Compartilhar:

Na década de 40, o Regional de Benedito Lacerda ocupava o posto de conjunto de maior popularidade e Jacob dividia o tempo entre o Tribunal e a música, onde sua atividade principal era tocar em rádios, principalmente acompanhando calouros. Porém, em 1941, a convite de Ataulfo Alves, participou das gravações, "Leva Meu Samba"(Ataulfo Alves) e a famosa "Ai, que Saudades da Amélia" (Ataulfo Alves e Mário Lago).

Em 1947, Jacob lança pela gravadora Continental, seu primeiro disco como solista, um 78 rpm, com um choro de sua autoria, "Treme-treme" e a valsa "Glória", de Bonfíglio de Oliveira, fazendo grande sucesso. Foi acompanhado por um grupo de músicos que com ele tocavam nas rádios e que ficou registrado no rótulo do disco como sendo César e seu conjunto, integrado por César Faria e Fernando Ribeiro, violões; Pinguim, cavaquinho e Luna, pandeiro. César se tornou um dos grandes amigos de Jacob por toda a vida.

Nesses quatro primeiros discos em 78 rpm gravados pela Continental, Jacob é acompanhado pelo grupo liderado por César Faria, sendo que com a saída de alguns integrantes originais, também participaram dessa série de gravações, Jessé (violão); Canhoto, Elias (cavaquinho) e Alberto (pandeiro). Em 1949, é contratado pela RCA Victor, onde permaneceu até o final se sua carreira. Gravou cinqüenta e dois discos em 78 rpm, 12 LP's, sendo dois ao vivo, e diversas participações em discos de outros artistas e coletâneas. Gravou ainda um LP pela CBS, com Radamés Gnattali. Assim, de 1947 a 1951 gravou com os músicos da Rádio Ipanema, sempre com a presença de César Faria. De março de 1951 até março de 1960, foi acompanhado, exclusivamente, pelo Regional do Canhoto. Nesse período, em algumas gravações, JACOB foi acompanhado também por orquestras.



Texto fornecido pelo Instituto Jacob do Bandolim.

Este é o terceiro de 10 artigos sobre a vida e carreira de Jacob do Bandolim, um dos maiores nomes da memória musical brasileira. No próximo contaremos sobre o seu desafio para gravar a suíte "Retratos". Enquanto isso, não perca um capítulo destes incríveis fatos notáveis! Clique nos links abaixo e navegue por esta série especial:

Capítulo 1 - O Aprendizado 
Capítulo 2 - A Carreira

Capítulo 3 - As gravações (lendo agora)
Capítulo 4 - Suíte Retratos
Capítulo 5 - A televisão 
Capítulo 6 - O Época de Ouro

Capítulo 7 - Os Saraus
Capítulo 8 - O arquivo de Jacob 

Capítulo 9 - Um coração rasgado pela emoção
Capítulo 10 - Jacob através do tempo


Comentários

Divulgue seu lançamento