Chega ao Rio de Janeiro a turnê do show de lançamento do novo CD do Grupo A Cor do Som

“A Cor do Som - 40 Anos”: Participação especial Natiruts

domingo, 09 de dezembro de 2018

Compartilhar:

O grupo A Cor do Som, que sacudiu a galera nos anos 80 com inúmeros sucessos, está completando 40 anos de carreira e para celebrar a data lançou o CD A Cor do Som – 40 anos. O show de lançamento passou por diversas capitais do Brasil, e agora, finalmente, chega ao Rio de Janeiro, para única apresentação no Vivo Rio. O grupo, que mantém a mesma formação original com Armandinho (guitarra e voz), Dadi (baixo e voz), Mú Carvalho (teclado e voz), Gustavo Schroeter (bateria) e Ary Dias (percussão), agora conta com as participações especialíssimas dos cantores da nova geração Luiz Lopes e Pedro Dias, da banda Filhos da Judith.

O novo disco e o show trazem releituras de seus maiores sucessos, como “Abri a porta” de Gilberto Gil e Dominguinhos, “Alto astral” de Mú Carvalho, Dadi e Evandro Mesquita, “Zanzibar” de Armandinho e Fausto Nilo e “Swingue menina” de Mú Carvalho e Morais Moreira, além das novas canções “Alvo certo” de André Carvalho e Dadi Carvalho e "Somos da cor” de Armandinho e Maria Vasco.

A abertura do show da A Cor do Som vai ficar por conta da banda carioca de pop-rock Fuze, formada por Diogo Novaes (vocalista), Guilherme Fonseca (guitarrista), Felipe Novaes (baixista) e Pedro Novaes (baterista). A Fuze, que lançou recentemente seu primeiro EP e tem sua música ‘Corrente’ na trilha da nova novela da TV Globo, O Sétimo Guardião, abre a noite, mas volta ao palco tocando com A Cor do Som, num encontro de duas gerações musicais.



O crítico Antônio Carlos Miguel fala sobre o CD "A Cor do Som – 40 anos" e sobre o Grupo:


Caso raro de grupo que se mantém unido e criativo em quatro décadas de carreira, A COR DO SOM comemora o feito com um disco certeiro e vigoroso. O repertório de “40 anos" tanto aponta para o futuro, com cinco canções novas, quanto reafirma o passado original da banda, em sete regravações de clássicos tirados de seus primeiros álbuns. O resultado é vintage, fiel ao estilo criado por Armandinho, Dadi, Mú Carvalho, Gustavo Schroeter e Ary Dias; e contemporâneo, em refinada produção do Roupa Nova Ricardo Feghali (que também participou no piano ou nas programações e dividiu os arranjos com A Cor do Som).

“A Cor do Som 40 anos” terá também uma versão em vinil. Mais um brinde desse bolo musical de aniversário, que também traz deliciosas cerejas nas participações especiais de Gilberto Gil (voz e violão em “Abri a porta”), Roupa Nova (em “Alto astral”), Samuel Rosa (voz em “Zanzibar”), Lulu Santos (voz em “Swingue menina”), Djavan (voz em “Alvo certo”), Moska (violão e voz em “Magia tropical”), Flávio Venturini (órgão e voz em “Eternos meninos”) e Natiruts (em “Semente do amor”).

Com sua inusitada e orgânica fusão de pop, choro, trio elétrico e progressivo, A Cor do Som foi a grande surpresa da música brasileira em fins dos anos 1970, antecipando o rock que iria imperar na década seguinte. O grupo começou a nascer no primeiro álbum solo de Moraes Moreira, em 1975, recém-saído dos Novos Baianos. Estavam nessas gravações Dadi (o jovem baixista carioca que tinha entrado para a comunidade musical dos Novos Baianos e também tocava com Jorge Ben), Armandinho (o mestre da guitarra baiana e do bandolim, filho do Osmar, um dos inventores do trio elétrico) e Gustavo (outro carioca, baterista que veio do grupo A Bolha e também músico de Jorge Ben), com Mú (pianista e tecladista, irmão caçula de Dadi) estreando profissionalmente em uma faixa - e, logo em seguida, incorporado à banda nos shows. Já Ary Dias (percussionista baiano que veio de Banda do Companheiro Mágico), tocou no disco de estreia d’A Cor, mas só entrou oficialmente, completando a formação clássica, a partir do segundo álbum.

Como Dadi, mais de três décadas depois, contou no livro de memórias “Meu caminho é chão e céu” (Record, 2014), a paixão de Armandinho e Mú pelo choro foi o estímulo para as primeiras músicas do grupo que começava a nascer. Quanto ao nome, foi pedido emprestado a Galvão e Pepeu Gomes, que chamavam de A Cor do Som o núcleo instrumental dos Novos Baianos.

Após dois discos instrumentais de grande repercussão junto à crítica, “A Cor do Som” (1977) e “Ao vivo” (registro do show no Festival de Jazz de Montreux, em julho de 1978), as portas se abriram de vez para o grupo quando Armandinho, Dadi e Mú também assumiram os microfones. Parcerias deles com, entre outros, Moraes Moreira e Fausto Nilo ou composições feitas especialmente para A Cor por Caetano e Gil garantiram as altas execuções nas emissoras de rádio e TV e os shows lotados por todo o Brasil.

Sucesso sem precedentes que durou por cerca de cinco anos, até o grupo ser atropelado pelo rock da geração seguinte. A partir do século XXI, o original som d’A Cor, que antecipava a mistura do rock com ritmos brasileiros, voltou a ser valorizado, citado como referência por muitos dos artistas que surgiram depois. Reconhecimento que é celebrado agora em “40 anos”. Como os bons vinhos, A Cor do Som soa melhor ainda com o passar do tempo, e brinda com esse diversificado leque de convidados.

A Cor do Som – 40 anos
www.facebook.com/ACordosomOficial/
Banda Fuze
www.facebook.com/bandafuze/



SERVIÇO:
Evento: A Cor do Som
Participação especial: Natiruts
Abertura: Banda Fuze
Data: 12 de dezembro, quarta-feira
Horário: 21h
Local: Vivo Rio
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo, RJ
Telefone: (21) 2272-2901
Abertura da casa: 20h
Ingressos: R$ 100,00 – R$ 180,00
Classificação: 18 anos


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa do Vivo Rio
Fonte da imagem: fotos de Daryan Dornelles


Comentários

Divulgue seu lançamento