Supersônicas

Clipe de “Refazenda” do Nação Zumbi desvela Gil filmado em Super 8 nos 70

terça, 24 de abril de 2018

Compartilhar:

Regravada no álbum antologia pessoal da banda Nação Zumbi, “Radiola NZ vol.1”, “Refazenda”, de Gilberto Gil, virou videoclipe produzido pela Paranoid. Dirigido por Denis Cisma, ele desvela imagens inéditas do tropicalista baiano captadas na década de 1970, pelo fotógrafo Mario Luiz Thompson. Através das lentes de uma máquina Super 8 - a filmadora portátil antecessora dos celulares - Gil aparece entre familiares e amigos na praia.

“Atendendo o desejo da banda de ter a imagem de Gil na produção comecei a estudar formatos e resolvi buscar materiais originais que nos dessem oportunidade de revisitar o tempo retratado na música. Foi quando encontramos Mario Luiz Thompson e seu acervo”, rebobina Cisma.

O diretor se inspirou numa entrevista do compositor que disse ter escrito ‘Refazenda’ (palavra criada por ele para representar Guariroba, uma fazenda no Planalto Central, onde desejava criar uma sociedade alternativa) preocupando-se primeiramente com as rimas (versos alexandrinos, métrica utilizada em poemas dos cantadores nordestinos) e, após ter o material completo no papel, procurou encontrar sentido para a obra. Para transmitir o processo de releitura da Nação Zumbi à releitura de Gil sobre o baião, foram adicionadas camadas e repetições na produção do clipe, formas “amebóides” que ao se movimentarem revelam o conteúdo dos anos 70, ao mesmo tempo que representam as ondas do mar baiano.

“Nesse processo criativo dele, procurei de alguma forma provocar o acaso, da mesma maneira na produção do filme. Por isso, editamos o material da Super 8 separadamente, e quando unimos as gravações com as cenas atuais do estúdio da banda, aconteceu o acaso esperado. Para fazer essas duas camadas conversarem adicionamos as máscaras ‘amebóides’, em 2D”, explicou Cisma.

Confira o clipe:



Comentários

Divulgue seu lançamento