Dicas do Guima

Descubra se a 7ª é Maior ou menor em 10 segundos!

quinta, 14 de junho de 2018

Compartilhar:

Os acordes com sétima são muito usados em harmonia, é muito comum. A gente pode até dizer que é o “básico”, quando você começa a fazer acordes um pouco mais sofisticados do que os tradicionais acordes supersimples, como apenas Mi Maior ou Ré menor.

A 7ª é muito importante porque ela começa a dar um colorido diferente, mais interessante, é o início de uma deliciosa viagem em harmonia, que é você começar a colocar os "adornos" os acordes...

Fazendo uma brincadeira aqui, é como se comparássemos a uma pessoa. A pessoa tem suas características inatas, tudo bem, isso não muda. Mas a gente pode botar um brinco, um colar bonito, um relógio diferente, uma roupa especial...

E é isso que os acordes ganham quando a gente começa a colocar neles uma sétima (7ª), uma décima primeira (11ª), décima terceira (13ª), uma sexta (6ª) etc etc. 

E esse é um assunto espetacular em harmonia, porque muda muito os acordes e, ao mesmo tempo, os modifica de forma sutil e elegante.

Um exemplo simples disso é quando um músico toca um tema folclórico conhecido, como “Atirei o Pau no Gato”, e vai mudando totalmente a harmonia, colocando todos esses adereços. Tudo bem que neste exemplo tem mais do que colocar esses adereços, tem o que a gente chama “substituições de acordes” também (substituição harmônica), quer dizer, onde era um acorde, entra um outro naquele lugar, dando assim uma outra “cor”, mas isso é um assunto mais pra frente...

De qualquer forma para você começar a entrar neste universo, aqui vai uma dica valiosa para analisar rapidamente se a sétima é maior ou menor.

Acredite, este macete faz diferença porque você vai chegar na resposta mais rápido, economiza energia do seu cérebro e faz a gente render mais quando estamos praticando. 

Espero que curta!



Ah, e se você quiser se aprofundar e entender tudo de TONS e TONALIDADES das canções, esse treinamento aqui pode fazer a diferença na história do seu aprendizado na música. Simples e direto. Dá uma olhada lá!

Para se inscrever no curso, é só clicar nesse LINK AQUI!

Abraços e até a próxima!



Comentários

Divulgue seu lançamento