Marcelo Caldi e Kiko Horta participam de show com Orquestra de Sopros Pro Arte

por Fábio Cezanne

quinta, 28 de setembro de 2017

Compartilhar:

Após inesquecíveis apresentações, ano passado, no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa, no Festival de Inverno do Sesc Rio, no Circo Voador e na Casa do Choro, a Orquestra de Sopros Pro Arte volta a apresentar o repertório do CD “Duas Sanfonas e Uma Orquestra”, trazendo à frente os consagrados acordeonistas cariocas Marcelo Caldi e Kiko Horta, ambos pianistas de formação, celebrando, juntos, os grandes mestres do fole nordestino, Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, cujas obras são revisitadas em arranjos contemporâneos. Desta vez, todos subirão ao palco do Teatro Ipanema, na sexta, dia 29 de setembro, às 21h. A noite contará ainda com a participação de Marcelo Mimoso, que interpreta Luiz Gonzaga, no super sucesso “Gonzagão, A Lenda”.

O disco, com direção musical de Raimundo Nicioli, Lourenço Vasconcellos e Claudia Ernest Dias, contou com o patrocínio da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Resgatando a matriz nordestina na formação da música brasileira, “Duas Sanfonas e Uma Orquestra” reúne também obras autorais dos acordeonistas e de Raimundo Nicioli, um dos diretores da Orquestra, numa dimensão orquestral e grandiosa, e ao mesmo tempo de forte apelo popular.



 O disco abre com “Forró Transcendental”, composição e arranjo de Kiko Horta, cujas tintas nordestinas já dão o tom das releituras por vir: “Homenagem a Velha Guarda”, de Sivuca (arranjo de Mário Féres),  e “Baião da Garoa”, de Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil (arranjo de Marcelo Bernardes). “Homenagem a Dominguinhos”, de Marcelo Caldi, e “Baião pro Hermeto”, de Raimundo Nicioli, trazem arranjos sofisticados, assinados pelos próprios compositores.  Com arranjo de Bia Paes Leme, “Colo de Ignez”, de Kiko Horta, tece um doce choro, e “Lembrei do Ceará”, outra composição de Marcelo Caldi, retoma a festividade com maracatu e baião. Caldi assina também os arranjos de “Retrato da Vida”, de Djavan e Dominguinhos, essa faixa conta com a participação especial do cantor Marcelo Mimoso, enquanto Fábio Luna assina o de “Cabaceira Mon Amour”, de Sivuca. “De onde vem o baião”, de Gilberto Gil e arranjo de Bebel Nicioli, encerra o disco cujo traço principal é reunir influências tradicionais, em diálogo com o virtuosismo e o refinamento, numa linguagem acessível ao grande público.

Pérolas de um legado tão caro à cultura nordestina são revisitadas neste CD em sua grandiosidade orquestral, em sua potência máxima, expandida em flautas, saxofones, trombones, clarinetes, percussões...no encontro de duas sanfonas com uma Orquestra!


SERVIÇO

29 de Setembro, sexta-feira - Orquestra de Sopros Pro Arte apresenta o CD Duas Sanfonas e Uma Orquestra, com Marcelo Caldi e Kiko Horta 

Local: Teatro Ipanema

Horário: 21h

Endereço: R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema 

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada e lista amiga)

Informações: (21) 2267-3750

Capacidade: 193 lugares

Faixa etária: livre


Venda de ingressos on line: https://ticketmais.com.br/evento/view/19414/duas-sanfonas-e-uma-orquestra

 

Fotografia: Andrea Nestrea

Comentários

Divulgue seu lançamento