Supersônicas

Novos Baianos renovados estréiam em DVD

por Tárik de Souza

quinta, 28 de dezembro de 2017

Compartilhar:

Enclave musical que congregou rock, choro, samba e nordestinidade, o coletivo Novos Baianos chega ao primeiro DVD. Gravado no Metropolitan, no Rio, em março deste ano, sob direção de Andrucha Waddington e Mini Kerti, produção da Conspiração Filmes e direção fotográfica de Fernando Young, “Acabou chorare – Novos Baianos se encontram” (Som Livre) reconstitui a trajetória do grupo que sintetizou a chamada era do desbunde nos 70.

Em cena, os fundadores, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão (com aparições esporádicas para declamar poemas como “Um abraço em Pessoa”) e mais os irmãos (de Pepeu), Jorginho Gomes (bateria, cavaquinho e bandolim) e Didi Gomes (baixo e percussão), além de Dadi Carvalho (baixo e guitarra base) e percussão de Gil Oliveira (filho de Paulinho Boca de Cantor). O repertório base é do megaclássico “Acabou chorare”, de 1972, eleito em 2007, pela revista Rolling Stone, o principal disco da música popular brasileira.

Dele desfilam, em novas abordagens, “Preta pretinha”, “Swing do Campo Grande”, “Besta é tu”, “Brasil pandeiro”, “A menina dança”, “Tinindo trincando”, “Mistério do planeta”, “Acabou chorare” e a longa jam session (destaque para a guitarra de Pepeu), que emenda “Um bilhete para Didi”, no disco original creditada à facção instrumental do coletivo, A Cor do Som, e “Forró de baixo”. Há ainda material de outras fases do grupo como “Dê um rolê”, “Colégio de aplicação”, “Farol da Barra”, “Infinito circular”, “Anos 70”, “Sugestão geral”, além de totens alheios incorporados, como “Na cadência do samba” (Ataulfo Alves), “Na Baixa do Sapateiro”, “Isto aqui o que é” (Ary Barroso), “Brasileirinho” (Waldir Azevedo) e “Chega de saudade” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes).

No extra do DVD, os poemas “Retrato pensado”, declamado por Galvão e “Brasileira Academia”, com Moraes Moreira. No Facebook, o projeto tem um hand álbum exclusivo da banda , com vídeos que detalham o ponto de vista de cada integrante sobre as canções, quatro delas, com possibilidade de exibição em 360 graus. “Acabou chorare - Novos Baianos se encontram” está disponível nos formatos CD, DVD, DVD+CD, Kit Especial (CD+DVD+Opções de capa) e LP. 

Comentários

Divulgue seu lançamento