Supersônicas

O universo yorubá de Laura Canabrava no disco e show “Aiye”

quarta, 09 de maio de 2018

Compartilhar:

Com dez faixas autorais inspiradas na cultura yorubá, a cantora, compositora e bailarina Laura Canabrava, graduada pela Faculdade de Música da UNIRIO, lança Aiye (Independente) nesta sexta, dia 11, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, no Rio.

Iniciada no culto da religião afro cubana Orumila-Ifá, ela descreve seu trabalho:
“Este disco é um olhar sobre a humanidade e os meus processos pessoais, através da energia dos orixás e da visão de mundo yorubá. As músicas misturam ritmos brasileiros tradicionais como o maracatu, o coco e os toques de candomblé, com sonoridades mais urbanas, como o jazz e o pop”.

A produção musical de “Aiye” (palavra que representa o mundo físico em complementaridade a Òrun, o mundo espiritual) e os arranjos são de João Bittencourt, com participação da bailarina G’Leu Cambria, diretora da Bamboyá Cia de Dança e dos percussionistas Dofono DE’Omolu (Caludecy de Souza Santos), babalorixá e percussionista do candomblé, e Iran Silva, além de direção cênica de Alarisse Mattar, do Coletivo Matuba. “A produção do João foi essencial para a realização deste álbum”, admite Laura.

“A parceria com ele possibilitou uma fusão de linguagens musicais de minha pesquisa com ritmos afro brasileiros e a vivência dele do jazz, pop e erudito. A experiência dele como diretor musical em trabalhos de teatro também foi muito rica para a construção dos arranjos. Pensamos juntos como traduzir sonoramente a energia de cada Orixá e as simbologias trazidas na mitologia, quase como numa trilha sonora. Construímos um som dançante, festivo, mas também cheio de significados profundos”, avalia.

No roteiro, “Filha de Oya”, “A vida é maior”, “Xangô justiceiro”, “Menino de Ogum", “Como uma flecha”, “Meu pai” (com Marina Loschi) e “Acalanto de Oxum”. No show, João Bittencourt se encarregará do piano, ao lado de Miguel Dias (baixo), Lourenço Vasconcelos (bateria), Aline Gonçalves (flautas), Diogo Acosta (sax barítono), Pitter Rocha (guitarra), Matias Zibecchi e Pedro Amparo (percussão).


SERVIÇOS:
Show: Laura Canabrava em show de lançamento do disco “Aiye”.
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto.
Endereço: Rua Humaitá, 163, RJ.
Data: 11 de maio de 2018.
Horário: 20H30.
Valor do ingresso: R$40 inteira, R$20 meia-entrada. 
Classificação: Livre.
Site: http://projetoentre.com/sergioporto/2018/05/11/laura-canabrava-em-aiye/


Fonte da imagem: Divulgação


Comentários

Divulgue seu lançamento