Os Irmãos Aniceto, quarteto Marimbanda e Carlos Malta apresentam o projeto 'Epifania Kariri'

sábado, 08 de dezembro de 2018

Compartilhar:

O Projeto Epifania Kariri celebra o encontro dos Irmãos Aniceto, centenária banda cabaçal do Crato (CE) com o quarteto instrumental Marimbanda e o músico carioca Carlos Malta. Este encontro sinaliza um diálogo musical entre diversas vertentes da música brasileira. A tradição cabaçal dos Irmãos Aniceto se permite olhar para o futuro, sem renegar o brilhante passado, misturar-se com outros músicos de renome e buscar uma nova sonoridade, tendo suas composições apoiadas por arranjos primorosos, bem elaborados, instigantes, feitos pelos músicos envolvidos. 

Epifania Kariri não só brinca com as palavras - o pife, mas fala de sonhos de difícil realização, do encontro de um significado, da essência, de anunciação, de manifestação de algo mágico. O projeto foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e consiste em shows no Crato – CE, Nova Olinda – CE, Rio de Janeiro – RJ e Fortaleza onde um DVD será gravado do show no histórico Theatro José de Alencar.

OS MÚSICOS: 

A Banda cabaçal dos Irmãos Aniceto já se apresentou em todo Brasil e na Europa, ao lado de músicos consagrados. Além de encantar com seus Benditos, os Irmão Aniceto arremedam no palco o amplo linguajar vocal e corporal do roceiro. Criam sonidos, relatam causos e envolvem a todos numa atmosfera surreal com pifes, caixa, zabumba, pratos. Aureolados pela mística dos Pajés Kariri, eles recriam por manifestação natural os saberes dos seus ancestrais e energizam os terreiros por onde passam com a alegria e o vigor da espontaneidade visceral.

A Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 18 anos de atuação conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa - MPB Instrumental - SP, Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller - RJ, Circuito Cultural Banco do Brasil entre outros) e realizou elogiadas turnês pelo exterior. A Marimbanda atuou em importantes Festivais como o Festival Choro e Jazz, o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE). O repertório é composto de ritmos brasileiros, como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de um jazz autoral e de releituras jazzísticas.

Conhecido como “Escultor do Vento”, o músico dos sopros Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador e educador, sendo um artista que possui um estilo totalmente original e criativo. Seus diversos CDs ressaltam pluralidade e um espírito brasileiro. O álbum Rainbow com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti foi indicado ao Prêmio Sharp de 1995, o CD Carlos Malta e Pife Munderno ao Grammy Latino. Como band líder apresentou-se na China, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba. No Brasil, apresenta-se nas principais cenas da música instrumental do país. Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Bob Mc Ferryn, Dave Matthews Band, Snarky Puppy, Michel Legrand, Chucho Valdéz, Roberto Carlos & Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim, Edu Lobo. Acompanhou Hermeto Pascoal de 1981 a 1993. Carlos Malta segue esculpindo seus múltiplos timbres nos saxofones (barítono, tenor, alto e soprano), nas flautas (soprano, alto em sol, dó, baixo, piccolo) no pife, na di-zi e no shakuhachi, traduzindo através de seu sopro, a alma da música do Brasil.

REPERTÓRIO:
1 - Marcha de chegada – Irmãos Aniceto
2- Alvorada Cabocla – Irmãos Aniceto
3- Choro esquenta muié – Irmãos Aniceto
4- Curuja Caboré – Irmãos Aniceto
5- O casamento da Acauã com o Gavião – Irmãos Aniceto
6- Forró Pesado – Irmãos Aniceto
7- Marcha Rebatida – Irmãos Aniceto
8- Forrozinho Animado – Luizinho Duarte
9- - O Ôvo – Hermeto Pascoal
10-  Moto Contínuo – Radamés Gnatalli
11- A Dança do Marimbondo – Irmãos Aniceto
12- Severino Brabo – Irmãos Aniceto
Arranjos: Marimbanda e Carlos Malta

MÚSICOS:
Irmãos Aniceto: 
Cícero Pereira da Silva – Pife 
José Vicente da Silva - Pife
José Adriano Pereira da Silva - Zabumba
José Joval dos Santos Silva - Pratos
Cícero dos Santos Silva – Caixa
Carlos Malta – sopros
Marimbanda:
Heriberto Porto – flautas
Thiago Almeida – Piano
Luizinho Duarte – bateria
Thiago Almeida – piano

FICHA TÉCNICA:
Direção musical: Heriberto Porto
Direção cénica: Orlângelo Leal
Direção técnica: Douglas Salvador
Produção: Rosina Popp e Cícera Vieira
Assistente de Produção: Rosaliriss Alencar
Produção local: João do Crato, Sâmia Alencar, Cícera Vieira
Projeto de iluminação e técnico de luz: Ciel Carvalho
Projeto gráfico: Yuri Leonardo
Cenário:  Selma 
Técnico de som: João Afonso, Júlio César Santana da Costa (Pepeu)



SERVIÇO:
Evento: EPIFANIA KARIRI
Linguagem: Música 
Data: 12 de dezembro, quarta-feira
Horário: 20h 
Local: Sala Municipal Baden Powell
Endereço: Av. Ns Sra. de Copacabana 360, Copacabana - RJ
Valor do Ingresso: Entrada Franca 
Público alvo: Público em geral de todas as idades
Público esperado: 300 pessoas
Local de venda: Retirada de ingressos na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h 
Classificação: Livre 
Duração: 60min
Informações: salabadenpowell.cultura@gmail.com 
Telefone: 2547-9147/98675-4222



Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte da imagem: fotos de S. Castellano


Comentários

Divulgue seu lançamento