Henrique Cazes

Rodrigo Faour

MPB com tudo dentro

Os primeiros LPs brasileiros

segunda, 08 de janeiro de 2018

Compartilhar:

Para inaugurar o ano de 2018, apresentamos a nova coluna do IMMuB: MPB com tudo dentro, de Rodrigo Faour.

Conheça com ele a história das primeiras mídias para ouvir música até a chegada dos primeiros LPs lançados no Brasil, ainda no formato 10 polegadas, com quatro faixas de cada lado, aproveitando para exibir as capas desses pioneiros discos editados no país pelas principais gravadoras de então.. 

Faour nos relembra que o primeiro da série foi "Isto é Bom", de Xisto Bahia, cantado por Bahiano, um dos mais populares cantores do início do século XX, ainda no pesado e robusto disco de cera de 78 RPM, no ano de 1902. No programa, ele explora os sucessos que surgiram neste formato até que fosse lançado o primeiro Long-play brasileiro, lançado em 1951, trazendo sambas e marchas para o carnaval daquele ano.

Assista ao vídeo completo:




Sobre Rodrigo Faour

Rodrigo Faour é jornalista, crítico e pesquisador musical, também atua como escritor, radialista, professor, apresentador de TV, diretor e roteirista de shows e produtor musical respeitado por artistas, intelectuais e pela imprensa em geral. Conheça mais sobre a sua trajetória no site (clique aqui). 


Comentários

Tem uma sugestão de pauta?