Música

Os Saraus

Capítulo VII da série especial JACOB DO BANDOLIM 100 anos

quarta, 21 de fevereiro de 2018

Compartilhar:

Em 1949, já residindo em Jacarepaguá, na Rua Comandante Rubens Silva, 62 (RJ) Jacob passou a realizar grandes saraus que contavam na platéia com a presença de grandes nomes da política, artes e jornalistas que lá iam ouvir, dentre outros: Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso, Sergei Dorenski, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola, Hermínio Bello de Carvalho, Canhoto da Paraíba, Maestro Gaya, Darcy Villa-Verde, Turíbio Santos e Oscar Cáceres (violonista uruguaio).

Segundo Hermínio Bello de Carvalho, assíduo participante dessas reuniões musicais:

"..... quem participou de seus célebres saraus, tornou-se não apenas um ouvinte privilegiado das noites mais cariocas que esta cidade já conheceu, mas um discípulo sem carteira de um mestre que não sonegava lições, que fazia questão de repassá-las nas inúmeras atividades que exercia - inclusive como radialista. 
Proclamava não ser professor e, por isso, não ter formado alunos. Ignorava que, ao morrer, deixaria não apenas uma escola, mas uma universidade aberta a todos que um dia iriam estudar o gênero a que se dedicou com rara e profícua eficiência. 
Sua casa em Jacarepaguá era uma permanente oficina musical, onde reunia a nata dos chorões cariocas, proporcionando a eles o convívio com músicos de outros Estados, de quem fazia questão de registrar as obras para posterior divulgação. Canhoto da Paraíba, Rossini Pereira, Zé do Carmo, Dona Ceça e outros autores-instrumentistas eram recepcionados e hospedados em sua casa, num gesto de ampla generosidade por quase todos, reconhecido. Recebia também artistas internacionais do porte de Maria Luisa Anido, Sergei Dorenski e Oscar Cáceres em saraus memoráveis...."


Texto fornecido pelo Instituto Jacob do Bandolim.

Este é o sétimo de 10 artigos sobre a vida e carreira de Jacob do Bandolim, um dos maiores nomes da memória musical brasileira. No próximo contaremos sobre o seu arquivo no MIS/RJ. Enquanto isso, não perca um capítulo destes incríveis fatos notáveis! Clique nos links abaixo e navegue por esta série especial:

Capítulo 1 - O Aprendizado 
Capítulo 2 - A Carreira
Capítulo 3 - As gravações

Capítulo 4 - Suíte Retratos 
Capítulo 5 - A televisão 
Capítulo 6 - O Época de Ouro 
Capítulo 7 - Os Saraus (lendo agora)
Capítulo 8 - O arquivo de Jacob
Capítulo 9 - Um coração rasgado pela emoção
Capítulo 10 - Jacob através do tempo


Comentários

Divulgue seu lançamento