Cultura

Premio da Música Brasileira revive Luiz Melodia em sua 29º edição

PETROBRAS É A NOVA PATROCINADORA

terça, 24 de julho de 2018

Compartilhar:

Depois de acontecer sem patrocínio – e com o apoio de artistas e parceiros, que trabalharam sem cachê – o Prêmio da Música Brasileira terá o patrocínio da Petrobras em sua 29ª edição. Marcada para o dia 15 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a cerimônia prestará homenagem a Luiz Melodia (1951-2017), compositor carioca falecido recentemente e que recebeu, em vida, cinco troféus da premiação.

‘O patrocínio da Petrobras chega após um ano muito difícil, quando realizamos o Prêmio sem dinheiro, contando apenas com a solidariedade de todos os envolvidos, que trabalharam de forma voluntária. A Petrobras já tem um amplo histórico de patrocínio cultural e acredito que possamos estar juntos por muitos anos e estabelecer um processo contínuo de parceria’, celebra José Maurício Machline, idealizador e diretor do Prêmio da Música Brasileira.

‘Entendemos a música como uma manifestação essencial da cultura brasileira e algo que aproxima as pessoas por ser uma poderosa ferramenta de conexão emocional. Por meio do Programa Petrobras Cultural patrocinamos projetos com foco na diversidade musical do cenário brasileiro, que valorizam e potencializam a circulação e o encontro das pessoas com a música. O Prêmio da Música Brasileira tem total sinergia com nossa estratégia e estamos muito felizes com esta parceria’, diz Diego Pila, Gerente de Relações Corporativas, evento e patrocínios da Petrobras.


Voto Popular

A nova edição do Prêmio da Música Brasileira será marcada por novidades e algumas mudanças de regulamento. Entre elas, está a criação de uma inédita categoria Voto Popular, cujos concorrentes serão os dez artistas mais executados do ano. Os concorrentes serão divulgados junto com a lista de indicados e poderão ser votados através do site oficial do PMB. A votação terá início dois dias após a divulgação da lista e terminará uma semana antes da cerimônia, quando serão conhecidos os três finalistas. O vencedor será conhecido durante a entrega dos troféus.


Melhor Canção e Melhor Álbum

Atento às mudanças do mercado, o Prêmio terá outras duas alterações em seu regulamento. Na categoria Melhor Canção, agora é possível concorrer se o artista tiver lançado a faixa como single. Já na categoria Melhor Álbum, o produto musical (CD / webdisc) tem o limite mínimo de oito faixas e não mais cinco como em anos anteriores.


Melhor Videoclipe

Outra novidade deste ano é a criação da categoria Melhor Videoclipe, motivada pelo recente aumento de novos trabalhos audiovisuais para a divulgação de uma canção. Os selecionados serão avaliados pelos jurados de DVD.


Revelação Petrobras

Neste ano, a categoria Revelação passa a se chamar Revelação Petrobras e segue com a missão de avalizar carreiras de artistas com até dois produtos musicais lançados. O Prêmio da Música Brasileira privilegia a inovação e a busca de novos nomes para o mercado. Neste período de existência do Prêmio, já ganharam este troféu nomes como Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, Ed Motta, Lenine, Cássia Eller, Arlindo Cruz, Maria Rita, Carlinhos Brown, Criolo e Baianasystem, premiado na última edição.

O formato da cerimônia de premiação permanece inalterado, com números especiais e exclusivos de grandes nomes da Música Brasileira com o repertório do homenageado.

O Prêmio possui um Conselho Diretor, que determina as regras, define o júri e o homenageado de cada edição. Ele é composto pelos músicos Gilberto Gil, Yamandu Costa, João Bosco, Wanderléa, Arnaldo Antunes, o jornalista Antônio Carlos Miguel, além do idealizador do Prêmio, José Maurício Machline. A partir desta edição, três novos membros vão se integrar ao grupo: Djavan, Karol Conka e Ney Matogrosso, homenageado na edição passada. A premiação contempla todos os gêneros, ritmos e estilos da Música Brasileira, do erudito ao regional, em 11 categorias que se subdividem em 31 subcategorias.

Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim, Maria Bethânia, Gonzaguinha e Ney Matogrosso.



Encaminhado por: Factoria Comunicação
Fonte da imagem: Divulgação



Comentários

Divulgue seu lançamento