Supersônicas

“Quero querer”, manifesto plural da eclética Lica Cecato

sexta, 20 de abril de 2018

Compartilhar:

Filha de saxofonista e neta de maestro, Lica Cecato iniciou carreira na Itália dos ancestrais, em 1978, onde foi estudar desenho. De lá para cá, foram 40 anos de viagens da artista plástica, escritora, fotógrafa, cantora e compositora, que ela celebra após uma dezena de álbuns lançados, no CD Quero querer, com show no próximo sábado, 21 de abril, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, no Rio. A seu lado, o produtor, arranjador e multinstrumentista Paulo Calasans e mais Alexandre Cecatto (violão gaita e vocal) e uma participação da sobrinha da solista, Isabella Nogueira Cecatto, de 10 anos.

Em seu começo na Itália, Lica abriu concerto do lendário vanguardista do jazz Sun-Ra (EUA 1914-1993), então liderando sua Arkestra, além de ter participado de festivais ao lado de grupos como o Art Ensemble de Chicago e pianistas como o canadense Paul Bley e o cubano Omar Sosa. Três de seus últimos discos autorais foram lançados no Brasil, Pimenta rosa (2005), Copacabana (2009) e Gingabytes (2010). A cantora tem atuado com ases instrumentais como Romero Lubambo (com quem dividiu em 2006, o álbum “Live in Europe”), Heitor TP, Helio Delmiro, Arthur Maia, Carlos Bala, Armando Marçal, Jessé Sadoc e os americanos John Patitucci, Richard Bona, Will Calhoum e Vernon Reid (ambos do grupo Living Colour).

Na “diversidade embalada pelo sotaque musical visceralmente brasileiro” de Lica, como assinala o crítico Antonio Carlos Miguel, o eloquente “Quero querer” rodopia por choro/sesta (“Choro sentido”, com participação de Zélia Duncan), sambossa (“Nasce canção”), balada (“Longe”), rumba (“Cubana”), funk jazz (“Sala vazia”), um baião pop de refrão envolvente (“Tava só”) e a eletro-toada título, em que dialoga com Zeca Baleiro. A italiana Mariella Nava é a convidada da versão, incluída como faixa bônus, “Voglio volere”. Há até um samba canção dos primórdios autorais da neta do maestro Rizzieri Ceccato - como diz o título - “Amor adolescente”. Para completar, a bela capa que acondiciona o cálido disco, também é assinada pela solista: o desenho pintura “Danjoo”, de uma recente série de trabalhos onde ela utiliza a técnica japonesa Katagami.


Nota do IMMuB

SERVIÇO: LICA CECATO, "QUERO QUERER"
sábado - 21/04 às 20h30
Ingresso: Inteira (R$50) / Meia (R$25) 
Observação: Preços sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Pontos de venda: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto
Endereço: Rua Humaitá, 162 - Humaitá RJ
Telefone: (21) 2266-0896
Classificação: LIVRE


Fonte da imagem: Facebook | Capa do álbum "Quero Ficar" (Reprodução)


Comentários

Divulgue seu lançamento