Show Antonio Adolfo e Orquestra Atlântica: lançamento do CD Encontros

Pianista Antonio Adolfo, ao lado da Orquestra Atlântica, faz show do novo álbum, ‘Encontros’, no qual mixa jazz a samba, baião, frevo e afoxé

terça, 09 de outubro de 2018

Compartilhar:

“Durante muito tempo, esperei pela chance de gravar um álbum com um grupo grande. Em 2017, quando estava juntando ideias para meu novo projeto, fui assistir a um concerto da Orquestra Atlântica. Foi tão mágico, me apaixonei totalmente pelo som do grupo, e não tive opção senão convidá-los a participar da minha próxima gravação. Que alegria!” conta Adolfo.

A Orquestra Atlântica existe desde 2012, é baseada no Rio de Janeiro, e lançou um CD em 2015. É integrada por Marcelo Martins (sax tenor e flauta), Danilo Sinna (sax alto e flauta), Levi Chaves (sax barítono e soprano), Gesiel Nascimento (trompete), Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn), Aldivas Ayres (trombone), Wanderson Cunha (trombone), Marcos Nimrichter (piano e acordeão), Jorge Helder (baixo), Williams Mello (bateria) e Dadá Costa (percussão).

No CD, Antonio Adolfo tem convidados especiais como o cantor Zé Renato, os violonistas Nelson Faria e Claudio Jorge, o guitarrista Léo Amuedo, o baterista Rafael Barata e Serginho Trombone.

Para gravar seus discos mais recentes, Adolfo tem atuado e liderado, como solista, grupos de pequena formação. Há muito considerava encontrar uma banda como a Atlântica, ‘pronta’, e com essa compreensão de música brasileira e jazz. O álbum Encontros – Orquestra Atlântica (selo Rob Digital) é a realização desse sonho. Os arranjos, de Jessé Sadoc e Marcelo Martins, misturam o som da ‘big band jazz’ ao samba, bossa nova, baião, frevo e afoxé, por exemplo, criando um timbre muito próprio.

As músicas têm nomes como Partido Samba-Funk, Pentatônica e Luizão. Essa última, uma homenagem ao falecido baixista Luizão Maia (1949-2005), figura icônica na música brasileira, inovador na forma como tocava samba no baixo e membro de um dos primeiros grupos de Adolfo (Brazuca).

O padrão único da Orquestra Atlântica aparece em Milestones, composição de Miles Davis, que combina jazz boppish e frevo. Capoeira Yá traz um ‘berimbau’ tocado pelo violão ‘flamenco’ de Nelson Faria. Um afoxê/ijexá, Africa Bahia Brasil, mostra a nossa influência africana, enquanto Delicada Jazz Waltz, faz a simbiose que o título anuncia.

Disco está há sete semanas consecutivas entre os cinco mais executados nas rádios de jazz dessa temporada: jazzweek.com/charts


ANTÔNIO ADOLFO

Começou a estudar música na infância, e no início da década de 1960 passou a frequentar ambientes onde se tocava jazz e bossa nova. Em 1963, montou o Trio 3-D, para o musical Pobre Menina Rica, e ao mesmo tempo acompanhar Leny Andrade, no histórico Beco das Garrafas (RJ). Atuou como compositor em importantes festivais e trilhas sonoras de novelas, obtendo sucesso com Sá Marina, Juliana, BR-3 e Teletema, entre outras. Morou no Exterior no começo dos anos 1970, quando estudou música nos Estados Unidos e Europa.

De volta ao Brasil, em 1975, participou de gravações com grandes intérpretes da MPB. Marca uma atitude pioneira que hoje é padrão na música brasileira: a gravação e distribuição independente de discos. Seu LP Feito em Casa (1977) teve todas as etapas assumidas por ele, desde a gravação até a venda em lojas. Em 1985 cria, no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo, onde desenvolve atividade pedagógica. Hoje vive entre o Brasil e o Exterior.

Adolfo tem gravado com frequência a partir de 2007. Alguns de seus discos, como Rio Choro Jazz... (2014), O Piano de Antonio Adolfo (2015), Tema (2015) e Tropical Infinito (2016), foram indicados ao Grammy Latino. Os dois últimos receberam o Brazilian International Press Award, na categoria Melhor CD Brasileiro lançado nos EUA. O CD Hybrido – from Rio to Wayne Shorter, foi indicado também ao Grammy (2018) como Melhor Álbum de Latin Jazz.


SERVIÇO:
Show Antonio Adolfo e Orquestra Atlântica: Lançamento do CD Encontros
Data: 13 de outubro, sábado
Horário: 20h e 22h30
Local: Blue Note
Endereço: Rua Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 60,00 a R$ 120,00
Bilheteria: Todos os dias, das 18h30 às 02h00: (21) 3799-2500


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Tambores Comunicações
Fonte da imagem: foto divulgação 




Comentários

Divulgue seu lançamento