Vitoria Maldonado e Ron Carter unem jazz e bossa em “Brasil L.I.K.E.”
Vitoria Maldonado formou dupla com Marisa Monte no início da carreira, estudou piano erudito com Marina Brandão, popular com Amilson Godoy e composição com Oswaldo Lacerda, além de diplomar-se em composição e regência na célebre escola americana Berklee, de Boston. Vivendo em trânsito entre os EUA e o Brasil, gravou pouco. Apenas, “Vitória” (1994), indicado ao Prêmio Sharp e “O que está acontecendo comigo” (CD/DVD/2011), mas agora surpreende com “Brasil L.I.K.E. (Love, Inspiration, Knowledge, Energy)” (Summit Records), que divide com o fabuloso baixista de jazz americano Ron Carter, de performances e discos com Miles Davis e Thelonious Monk, além de vários brasileiros, como Tom Jobim.
As gravações foram realizadas em São Paulo, com o grupo do convidado (René Rosnes, piano, Payton Crosley, bateria e Rolando Morales, percussão) e uma grande orquestra (13 violinos, 4 violas, 4 cellos, 4 flautas e 4 trompas), regida por Ruriá (sobrinho do tropicalista Rogério) Duprat, autor dos arranjos, que, segundo Vitoria, “pensam uma forma de ‘abrasileirar’ o jazz e ‘jazzificar’ a bossa”. Como exemplos salientes, em “Night and Day” alternam-se jazz & bossa. E o militante do movimento brasileiro, Roberto Menescal, pontua com seu violão sincopado, “All of me”.
Os standards americanos com sotaque rítmico brasileiro se sucedem. De “I only have eyes for you” (com um solo “cantante” de Carter no baixo) a “There will never be another you” e “They can’t take that away from me” (solo de Proveta no sax alto). Só o megahit de Ray Charles, “Georgia on my mind”, tem roupagem mais bluesy, próxima do original. “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, é apresentado em sua versão em inglês, de Gene Lees (“Someone to light up my life”). De novo Menescal, agora aliado ao acordeon de Toninho Ferragutti, empresta balanço brasileiro à bossa francesa de Charles Trenet, “Que reste-t-il de nos amours”. A gaita de Omar Izar introduz “Lugar comum”, de João Donato e Gilberto Gil, adornada por emulação de cantos de pássaros e sons marinhos.
Cantora de grande extensão e domínio técnico, Vitória Maldonado é uma compositora de linha bachiana, como demonstram “Adoro o teu sorriso” e “Because you make me dream”, além da lírica “Saudade”, parceria da cantora com o baixista, que lacra o belo disco.
Fonte da imagem: Tratore | Capa do álbum "BRASIL L.I.K.E"
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