O Instituto

Introdução

IMMUB (Instituto Memória Musical Brasileira) é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Niterói - RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

Fundado em 2006, o IMMUB já mapeou e catalogou mais de 81 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. A catalogação atual é fruto de 25 anos de pesquisa e conta com cerca de 30mil LPs, 32mil discos 78 RPM, 12mil CDs, 7mil compactos, mais de 50 mil músicas para ouvir e mais de 15mil capas, contracapas e encartes para consultar.

O IMMUB não mantém um acervo físico do material catalogado. Sua equipe visita bibliotecas, rádios e discotecas públicas e privadas, consulta sites, pesquisadores, editoras e gravadoras para levantar e catalogar os álbuns e alimentar o banco de dados com imagens e informações. Trata-se de uma metodologia prática e afinada com as novas tendências do século XXI, que torna disponível ao mundo o mais completo acervo digital da discografia brasileira.

Além da pesquisa discográfica, o Instituto detém um banco de dados com 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Assim, é possível imprimir gratuitamente milhares de arranjos completos, com notação musical original, incentivando o estudo musical, a perpetuação destas partituras, a formação e incentivo das bandas de música espalhadas pelo Brasil.

Quem Somos

João Carino

Diretor Presidente


Luiza Carino

Direção Executiva


catarina Dall'Orto

Coordenação de Produção


Gabriel Ávila

Produtor


Ana Luiza Schuchter

Assistente de Produção


Júlia da Matta

Assistente de Comunicação


Alline Ourique

Fotografa


Thais Lopes

Assistente de Pesquisa