O Instituto

Introdução

O Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB) é uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

Fundado em 2006, o IMMuB conseguiu mapear e catalogar mais de 82 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 580mil fonogramas, reunindo mais de 91 mil compositores e intérpretes. Fruto de 25 anos de pesquisa, a catalogação abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. O acervo segue em constante expansão, recebendo centenas de discos, capas e músicas mensalmente.

Atualmente temos cerca de 30 mil LPs, 32mil discos 78 rpm, 12 mil CDs, 7 mil compactos, mais de 110 mil músicas para ouvir (não pode ser feito download) e mais de 25mil capas, contracapas e encartes para consultar. Esclarecemos que os áudios são disponibilizados em baixa qualidade, apenas para servir como referência para que o pesquisador identifique a canção desejada.

Além da pesquisa discográfica, o Instituto detém outro banco de dados com 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Assim, é possível imprimir gratuitamente milhares de arranjos completos, com notação musical original, incentivando o estudo musical, a perpetuação destas partituras, a formação e incentivo das bandas de música espalhadas pelo Brasil.

Todo este material pode ser pesquisado gratuitamente neste site.

O IMMuB também atua como produtora cultural. Seu currículo inclui a realização de diversos projetos como shows, livros, CDs e DVDs, somados a eventos de grande porte como Salão da Leitura de Niterói (2012), um evento que reuniu cerca de 100 atividades como lançamentos, palestras, recitais, espetáculos e debates com o objetivo de promover a leitura em seu sentido mais amplo, e Niterói – Encontro com América do Sul (2011), projeto que trouxe uma programação cultural com centenas de atividades, dentre shows, artes cênicas, audiovisual, oficinas e debates, com representantes de praticamente todos os países sul-americanos. Nossa equipe tem larga experiência na execução de projetos culturais, já tendo projetos entregues e prestação de contas aprovadas por meio de leis de incentivo de todas as esferas. Confira nosso portfólio completo.
É com muito orgulho que o IMMuB realiza ações transformadoras através da música, tanto na transmissão de conhecimentos para as novas gerações, quanto na conservação do tesouro cultural nacional. Que a boa música preencha ouvidos e corações de todas as idades, etnias e regiões com muita alegria e reafirmação da identidade brasileira.

Quem somos

João Carino

Diretor presidente


Luiza Carino

Direção executiva


catarina Dall'Orto

Coordenação de produção


Gabriel Ávila

Produtor


Alline Ourique

Fotógrafa


Rafael Araujo

Coordenador de pesquisa


Thais Lopes

Assistente de pesquisa


Mila Ramos

Assistente de comunicação