O Instituto

Missão: Música Brasileira

O IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) é uma organização social sem fins lucrativos voltada para preservação e propagação da cultura musical do Brasil. Tendo como finalidade principal a promoção da assistência social, atuamos por meio de atividades culturais, artísticas e educativas ligadas à música que geram impactos transformadores em nossos usuários. É respeitando os preceitos estatutários, desenvolvendo os objetivos propostos e adotando práticas administrativas e de gestão transparentes e éticas, solidárias e inovadoras que o IMMuB vem cumprindo sua missão e colaborando com a nossa sociedade.

Fundado em 2006, temos um vasto currículo de projetos e programas em diferentes formatos e podemos apresentar nossas realizações sob quatro eixos principais:

Catálogo Digital

Desde a sua fundação em 2006, o Instituto já conseguiu mapear e catalogar mais de 86 mil discos produzidos no país, reunindo em um único banco de dados virtual uma das principais catalogações discográficas brasileiras. Fruto de 25 anos de pesquisa, o acervo abrange desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. O arquivo segue em constante expansão, recebendo muitos discos, capas e músicas semanalmente.

O catálogo digital conta (atualmente) com cerca de 619 mil fonogramas, 160 mil áudios e mais de 96 mil compositores e intérpretes cadastrados. A pesquisa envolve diferentes tipos de mídias produzidas no país, variando entre LPs, discos em 78 rpm, compactos e CDs, dentre outros. Além da execução dos áudios também é possível visualizar em detalhes as capas, contracapas e rótulos dos álbuns catalogados, bem como visitar as páginas dos artistas e verificar discografias completas, separadas por tipo de mídia, coletâneas, homenagens, participações etc.

Atualmente temos cerca de 30 mil LPs, 32mil discos 78 rpm, 12 mil CDs, 7 mil compactos, mais de 110 mil músicas para ouvir (não pode ser feito download) e mais de 25mil capas, contracapas e encartes para consultar. Esclarecemos que os áudios são disponibilizados em baixa qualidade, apenas para servir como referência para que o pesquisador identifique a canção desejada.


Todo este material pode ser pesquisado gratuitamente no site do Instituto: www.immub.org. E o grande diferencial fica por conta dos filtros capazes de cruzar todas as informações e localizar com precisão o objeto de pesquisa: pode-se buscar pelo nome do disco, do intérprete, dos compositores, gravadora e/ou data. A mesma pesquisa feita no Google, por exemplo, obrigaria o usuário a entrar em vários sites, fazer muitos cliques para, talvez, encontrar o que o IMMuB oferece em apenas um clique. Trata-se de uma fonte de pesquisa singular, especializada em música brasileira e de alta credibilidade.

Além da pesquisa discográfica, o Instituto detém outro banco de dados com 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Assim, é possível imprimir gratuitamente milhares de arranjos completos, com notação musical original, incentivando o estudo musical, a perpetuação destas partituras, a formação e incentivo das bandas de música espalhadas pelo Brasil.

Todo este material pode ser pesquisado gratuitamente neste site.

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

Desde 2011 somos a instituição responsável pelo Programa Aprendiz Musical (antes chamado 'Programa Aprendiz - Música na Escola' - (www.aprendizmusica.com.br) e respondemos pela gestão administrativa, artística e pedagógica. Em nossa trajetória estruturamos o sistema de ensino do Programa, recrutamos e treinamos a equipe pedagógica, elaboramos o material didático e orientamos as diretrizes educacionais, tendo sempre como norte a finalidade de realizar ações transformadoras através da música por meio da transmissão de conhecimentos para as novas gerações. Incentivamos e promovemos a formação orquestral e prática de conjunto a fim de fomentar o estudo e a profissionalização de jovens músicos. Para além das aulas, realizamos concertos e apresentações públicas como parte fundamental do processo de ensino/aprendizagem, objetivando envolver a comunidade e familiares e assim estender o alcance da Educação Musical, colaborando, também, diretamente com a formação de plateia.

Soma-se a isso a intensa atividade de pesquisa musical e criação de conteúdo educativo sobre a história da música brasileira para o site e redes sociais do IMMuB, com foco no resgate de compositores, intérpretes e discografias. Mensalmente são selecionados temas para serem explorados e desenvolvidos pela equipe, que se dedica a revisar biografias, encartes de discos, livros e outros materiais que servem como fontes para edição de matérias especiais.

PRODUÇÃO CULTURAL

Uma das formas de cumprir nossa missão e de levantar recursos para a organização é por meio da realização de projetos culturais. Nosso trabalho vai da ideia à prestação de contas, contemplando uma ou todas as fases que envolvem a realização do produto ou evento cultural. Em geral são iniciativas como shows, livros, exposições, ciclos de palestras e festivais, dentre outros desdobramentos. Temos larga experiência com a execução e planejamento, tanto por meio das leis de incentivo à cultura municipais, estaduais e federais quanto por patrocínio direto ou como prestadores de serviços privados. Nosso currículo conta com dezenas de propostas entregues e prestação de contas aprovadas, endossando a reputação da instituição e de seus agentes enquanto competentes realizadores culturais.

Conheça nossos servicos

Portal de Notícias

Há ainda a seleção de pautas de eventos de renomadas casas do eixo Rio-SP como o Circo Voador, Teatro Rival, Fundição Progresso, Bona e Mundo Pensante, que enviam suas programações de música brasileira e formam a agenda musical. Uma terceira modalidade de divulgação - e que dialoga diretamente com a formação do catálogo digital da Instituição - são os lançamentos de singles, EPs e álbuns que o IMMuB recebe semanalmente de assessorias musicais, gravadoras e selos parceiros, e por vezes até dos próprios artistas. Esse é um canal dedicado à cena musical atual a fim de dar visibilidade, destaque e incentivo para os novos artistas do meio.

Em resumo, o Instituto Memória Musical Brasileira é uma iniciativa privada, de utilidade pública, que desenvolve um trabalho sólido e de credibilidade: uma fonte de conhecimento singular e disponível ao mundo para consultas gratuitas. É com orgulho que os brasileiros respondem por uma memória musical tão rica e vasta, e graças a organizações como o IMMuB podem desfrutar desse universo cultural.

Que a boa música preencha ouvidos e corações de todas as idades, etnias e regiões com muita alegria e reafirmação da identidade brasileira.

Missão

Realizar ações transformadoras através da música, tanto na transmissão de conhecimentos para as novas gerações, quanto na conservação do tesouro cultural nacional.

Visão

Consolidar-se como uma entidade referência na criação de ações, projetos e programas de formação e perpetuação da cultura musical brasileira.

Valores

Compromisso social, institucional, pedagógico e acadêmico; Valorização da memória e respeito ao passado; Credibilidade; Ética; Transparência; Democratização da cultura.

Quem somos

João Carino

Diretor Presidente


Luiza Carino

Diretora Executiva


Catarina Dall'Orto

Coordenadora de Produção


Mila Ramos

Coordenadora de Comunicação


Rafael Araujo

Coordenador de Pesquisa


Caio Andrade

Estagiário de Pesquisa