Dicas do Guima

Descobrindo os Tons Pela Armadura - O CÍRCULO DAS QUINTAS

quinta, 12 de julho de 2018

Compartilhar:

Aos pouquinhos vamos nos aprofundando em assuntos um pouco mais complexos por aqui.

Hoje vamos falar de tonalidades (e escalas) e de uma ferramenta muito interessante que faz a gente ter acesso a todas as tonalidades que existem.

Eu estou falando do famoso CÍRCULO DAS QUINTAS.

Você não deve jamais ficar decorando quantos sustenidos ou quantos bemóis tem determinado tom de uma canção!  O Grande lance é ir pela lógica, existe uma lógica! E essa é uma ótima notícia...

Uma das poucas coisas que você tem que decorar é a ordem dos sustenidos e a ordem dos bemóis na armadura. 

Por exemplo, a ordem dos sustenidos é: FÁ  DÓ  SOL  RÉ  LÁ  MI  SI, e a ordem dos bemóis é justamente o inverso disso, ou seja, começando da nota SI e indo até a nota FÁ.

No final das contas o importante é entender como as escalas e as tonalidades são construídas para depois, pela lógica e de forma quase instantânea, descobrir quantos sustenidos ou bemóis tem qualquer tom.

Ou, de posse do número de sustenidos ou bemóis que o tom de uma canção possui, na hora dizer qual é o nome daquele tom (Sib, Mi etc).

Esse vídeo fala um pouco sobre isso!



Se você quiser baixar um e-book TOTALMENTE DE GRAÇA, onde vai ter essa matéria de ESCALAS e TONALIDADES e ainda com áudios demonstrativos sobre o que está sendo falado no livro, é só clicar neste link aqui:

LINK: www.arkomusical.com/ebook-escalas-inscr

Espero que curta!

Abração,

Marcelo



Comentários

Divulgue seu lançamento