Música

Hamilton de Holanda , Daniel Santiago e Rogério Caetano lançam álbum ao vivo

terça, 29 de setembro de 2020

Compartilhar:

Há exatos 20 anos, o Brasília Brasil Trio, formado por três jovens instrumentistas - Hamilton de Holanda (então com 24 anos), Daniel Santiago (com 20 anos) e Rogério Caetano (com 22 anos) -, registrou uma apresentação na Capital Federal, um ano antes de gravar o álbum “Abre Alas” em estúdio, no Rio de Janeiro.

Agora, esse caloroso encontro ao vivo, que permanecia inédito, ganha as plataformas digitais no formato de álbum digital, via Biscoito Fino. O álbum resgata o início da trajetória de três dos maiores nomes da música instrumental brasileira, em uma seleção que inclui temas autorais e de compositores brasileiros. 

A pequena temporada de três noites em Brasília segue vivíssima na memória dos três: “Me dá um frio na barriga lembrar dos ensaios, da gente montando o palco, acertando o som, comendo pão de queijo na casa da mãe do Rogerinho. Que emoção ouvir isso, uma mistura de choro e riso! Que bom que rolou essa parceria com a Biscoito Fino, para que as pessoas possam ouvir esse disco, no qual a emoção está escancarada,”, celebra Hamilton de HolandaRogério Caetano faz coro: “Foi uma noite maravilhosa. A gente ensaiava, tocava muito, eu me lembro de fazer ensaios de 14 horas! A nossa vida em Brasília era essa, tocar o tempo todo”, recorda. “Devemos muito da nossa carreira a esse trabalho, que demandou meses de ensaios e nos fez evoluir muito como músicos. Foram três noites incríveis de muita emoção, casa lotada e aquela sensação de que aquilo era o começo de uma história que estaria por vir”, completa Daniel Santiago.

Foto: Michel Gomes/Divulgação 

O álbum "Brasília Brasil Trio" foi produzido pelo violonista Marco Pereira, com quem HamiltonDaniel  Rogério tinham bastante contato, por conta dos cursos de verão da Escola de Música de Brasília. “O Marco Pereira sempre foi uma grande referência pra nossa geração. Ele é aquele músico brilhante, cuidadoso, que sentíamos que deveríamos ter como produtor, conselheiro, etc. O Hamilton se aproximou dele primeiro, depois nos conectou”, conta Daniel. “O Marco Pereira participou na concepção do repertório, na parte da mixagem, para encontrar equilíbrio dos sons dos violões e do bandolim”, pontua Hamilton. “Com a experiência de anos de gravações, turnês fora do Brasil, além dos muitos toques e papos, ele nos ajudou muito mesmo, até o final”.

Marco Pereira retribui os elogios: “São três músicos que constantemente nos dão lições de companheirismo, amizade, bem-querer e solidariedade. Três amigos queridos, pessoas abençoadas com um talento muito fora da curva, pessoas sérias e dedicadas à arte, que escolheram e que estão escrevendo de maneira indelével a história musical do nosso país”.  Sobre o projeto que ganha as plataformas, o violonista acredita que agora é possível “adentrar esse universo de pura energia musical por eles criada, nesse registro fonográfico que tive a honra e o prazer de produzir”

Como músicos, compositores e produtores requisitados para vários projetos, no Brasil e no exterior, além dos inúmeros trabalhos solo ou em colaborações, reunir novamente o  Brasília Brasil Trio não é tarefa simples, mas  Daniel Santiago é otimista: “Sonhar nunca é demais. O prazer de estar ao lados desses irmãos da música e da vida é imensurável! Vamos torcer!”. Rogério Caetano concorda: "Estamos todos na ativa, produzindo, tocando, tem tudo para acontecer!”.

Se os deuses da boa música ajudarem, esse reencontro incluiria temas como “Cirandeiro”  e “Brazulkeira”, na opinião de DanielHamilton sonha com músicas novas para um reencontro, além do tema que Daniel Santiago compôs depois desse disco, chamado “Brasília Brasil”. “A gente nunca pensou em fazer o último show, então, sempre existe essa possibilidade. Se as forças de cada um de nós se reunirem e o universo colaborar, porque não?”, conclui Hamilton de Holanda.

Até lá, o registro ao vivo do Brasília Brasil Trio já está disponível nas plataformas digitais, para a alegria de todos. 

Encaminhado por: Biscoito Fino

Comentários

Divulgue seu lançamento