Tema do Mês

10 compositores essenciais do samba

quarta, 13 de janeiro de 2021

Compartilhar:

Desde a década de 1930, o samba se consolidou como o gênero brasileiro por excelência. Até hoje, dentro e fora do país, ele continua traduzindo - no melhor e no pior - as dores e as alegrias do Brasil. 

São centenas de nomes que contribuíram e seguem contribuindo para essa história. Listamos aqui apenas 10 compositores fundamentais para se conhecer o samba brasileiro. Confira a seleção logo abaixo! 

1- Cartola

Um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, o carioca Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, teve de trabalhar em diversas outras ocupações antes de se firmar como cantor e compositor reconhecido, o que já se deu na maturidade. 

Ao lado de diversos parceiros, Cartola compôs sambas que hoje se provaram clássicos absolutos da música brasileira, como “O mundo é um moinho”, “As rosas não falam”, “Acontece”, “Corra e olha o céu” (com Dalmo Castelho), “Tive, sim”, “O sol nascerá” (com Élton Medeiros) e muitas outras. 


2- Adoniran Barbosa

Contrariando a máxima de que São Paulo não sabe fazer samba, o paulista de Valinho Adoniran Barbosa se tornou um dos nomes mais significativos do gênero. Filho de imigrantes italianos, comediante e radioator, ele criou um estilo próprio, que se utiliza da linguagem popular e das ruas para criar letras bem humoradas e irresistíveis ao gosto popular, como “Trem das onze”, “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto” (com Alocin) e outras. 


3- Candeia

Nascido e criado em um dos bairros mais tradicionais do samba, Oswaldo Cruz, Candeia construiu uma longa história na Portela, para a qual compôs diversos sambas-enredo, e se tornou símbolo de uma das mais importantes gerações de sambistas do Brasil. É autor, por exemplo, de músicas como “De qualquer maneira”, “Dia de graça”, “Vem menina moça”, “Preciso me encontrar” e muitas outras. 


4- Dona Ivone Lara

Mulher pioneira no universo da composição do samba, Dona Ivone Lara teve de lutar para se impor em um meio masculino entre os anos 1930 e 1940, época em que chegou a assinar canções com pseudônimo. Mesmo assim, conseguiu ter seu talento reconhecido como uma das principais sambistas do país, autora de canções antológicas como “Acreditar”, “Sonho meu” (ambas com Délcio Carvalho), “Alguém me avisou”, “Enredo do meu samba” (com Jorge Aragão) e outras. 


5- Monarco

Discípulo de Paulo da Portela e nome importante da escola de samba de Oswaldo Cruz, Monarco é até hoje um dos grandes nomes do samba nacional. Sinônimo de simpatia e elegância, é autor de pérolas como “Coração em desalinho”, “Vai vadiar” (ambas com Ratinho), “O quitandeiro” (com Paulo da Portela) e outras. 


6- Paulo César Pinheiro

Ao lado de  diversos parceiros, Paulo César Pinheiro se tornou um dos compositores mais consagrados do samba e da MPB. É autor de clássicos como “Canto das três raças” (com Mauro Duarte), “Espelho” (com João Nogueira), “Lapinha”, “Vou deitar e rolar” (com Baden Powell), dentre muitas outras. 


7-  Paulinho da Viola

Surgido na brilhante geração de compositores dos anos 1960, Paulinho da Viola usou sua elegância e seu talento para criar uma espécie de elo entre a música moderna desenvolvida naquele período e a história ancestral da Velha Guarda do samba carioca. O resultado é uma obra expressiva, que inclui músicas como “Sinal fechado”, “Coração leviano”, “Timoneiro” (com Hermínio Bello de Carvalho), “Pecado capital”, “Dança da solidão”, “Argumento”, “Foi um rio que passou em minha vida” e muitas outras. 


8- Martinho da Vila 

Em uma obra que mistura o retrato do subúrbio carioca com a celebração da herança cultural africana no Brasil, Martinho da Vila é um nome fundamental para se entender como o samba permaneceu um gênero altamente popular entre os anos 1970 e 1980, marcados pela ascensão de outros gêneros musicais. Músicas como “Canta, canta minha gente”, “Disritmia” e “Casa de bamba” são sucessos até hoje. 


9- Mauro Duarte 

Um dos principais expoente do chamada “samba de Botafogo”, Mauro Duarte compôs uma série de canções que se tornaram clássicos da música brasileira, sobretudo na voz de Clara Nunes, embora sua figura não seja muito lembrada pelo grande público. É ele o autor, por exemplo, de “Lama”, “Portela na Avenida” (com Paulo César Pinheiro) e outros. 


10- Arlindo Cruz

Gravado por nomes como Beth CarvalhoZeca Pagodinho e Maria Rita, além de ser ele próprio um intérprete que alcança um público muito extenso, Arlindo Cruz se firmou como um dos principais nomes da geração contemporânea do samba. Seu estilo flui entre a poesia e o charme popular que são a cara do gênero e de toda a música brasileira. É autor de hits como “Meu lugar” (com Mauro Diniz), “O show tem que continuar” (com Sombrinha Luiz Carlos da Vila) e “Saudade louca” (com Acyr Marques e Franco). 


É possível citar ainda inúmeros outros nomes fundamentais, como Hermínio Bello de Carvalho, Carlos Cachaça, Délcio Carvalho, Chico BuarqueNelson Cavaquinho, João Nogueira e outros tantos. De que outros nomes essenciais do samba você se lembra? Comenta com a gente! :D 

Texto por: Tito Guedes 

Comentários

Divulgue seu lançamento