Música

"Desengaiola" celebra amizade e parceria de Alfredo, João, Moyseis e Pedro em registro audiovisual

"Áudio-visuálbum" com 18 canções está disponível nos aplicativos de música e no YouTube, expondo a intimidade e afinidade artística do quarteto

quinta, 20 de janeiro de 2022

Compartilhar:

"Só sei que um devaneio interveio a meu favor". Os versos iniciais de "Alameda Palmares", canção inédita que abre "Desengaiola" (Som Livre / MP,B Discos), são absolutamente autorreferentes. Foi nessa mesma alameda, no distrito de Palmares, em Paty do Alferes, Região Serrana do Rio, que, alguns meses antes, Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda sonharam gravar seu registro de estreia. Pouco tempo depois lá estavam eles, captando em áudio e vídeo o aguardado trabalho coletivo, lançado em áudio nos aplicativos de streaming e em formato audiovisual no YouTube.

"E costurou nossas vidas pelo meio, sem receio e sem pudor". O verso seguinte da canção inaugural indica o clima de irmandade que cerca o trabalho audiovisual, que tem produção musical de João Cavalcanti e Pedro Luís e direção de Eduardo Hunter Moura (Hunter Filmes). Foi uma semana de imersão em Palmares, numa convivência que costurou o enorme volume de trabalho com muita diversão, em um ambiente familiar e afetuoso.

Foto: Sabrina Mesquita

"Aqui estou, pra dizer de peito cheio que o passeio começou". E o passeio começa a se desengaiolar quando percebem, surpresos, a quantidade de parcerias que já existia entre eles. Um repertório cada vez mais coletivo. Das 18 canções do disco, 16 são da lavra do quarteto - e 12 delas têm pelo menos dois dos quatro assinando a composição: "Alameda Palmares" e "Luz do Meu Terreiro" são assinadas pelos quatro; "Nada Não", "Encanto" e "Nem Misturado Nem Junto" são de João e Moyseis; "Diplomata" e "Pra Quem Quiser Escutar", de Alfredo e João; "Boas Intenções" e "Rosa Canção", de Alfredo e Moyseis; Pedro Miranda assina "Desengaiola" (com Alfredo), "Meu Pecado É Sorrir" (com Moyseis) e "Pó Pará" (com João e Edu Neves), além de "Vontade de Sair", com Cristóvão Bastos. Completam o repertório próprio "Gatilho", de Moyseis com Teresa Cristina, "Fuzuê", de Alfredo com Chico César, e "Poeta É Outro Lance", de Moyseis. A escolha das duas canções "de fora" é plenamente justificável: "Puro Ouro", de Joyce Moreno, foi feita, segundo ela própria, em referência e homenagem à geração dos quatro artistas; e "Alagados", hit dos Paralamas do Sucesso, já faz parte do repertório do quarteto desde o primeiro show juntos, e ganhou novo arranjo que sublinha a força da letra. "Alagados" deu nome ao EP, lançado em novembro de 2021, que abriu caminho para o álbum.

"Sigo meus anseios, perco os freios, jogo as palmas para o céu. Alameda Palmares. Ah, todos os lugares que o meu coração visitou". Como indica a sequência da canção, nossa vivência está sintetizada nesse encontro, que começou há mais de 20 anos, desde o florescer da reocupação cultural do bairro da Lapa, no Rio. Os quatro artistas estiveram na gênese de alguns dos grupos mais importantes daquela cena, como Casuarina, Cordão do Boitatá, Grupo Semente e Anjos da Lua, e sempre estiveram presentes uns nos álbuns e shows dos outros, até formatarem, em 2012, o show "Segunda Lapa", quando se juntaram pela primeira vez no palco. Reuniram-se algumas outras vezes, como na homenagem que fizeram pelo centenário de Jackson do Pandeiro, no Circo Voador, em 2019.

"Um refúgio, um aconchego, um motivo pra compor. Um sorriso de esperança, um remanso pro amor". A canção dá o tom: levar esse encontro para os cantos do Brasil e do mundo, num desejo genuíno de celebrar o encontro e o espírito comunitário. "Desengaiola" estreia em cena no Circo Voador, dia 21 de janeiro de 2022, com a certeza de querer voar por aí.

EXPLORE AS FAIXAS DO ÁLBUM "DESENGAIOLA"

>> Ouça nos aplicativos de música <<


Assista ao áudio-visuálbum:

FICHA TÉCNICA
Alfredo Del-Penho: voz, violão de 7 cordas, flauta, cavaquinho
João Cavalcanti: voz, tamborim, assovio, tantan, zabumba, ganzá
Moyseis Marques: voz, violão, cavaquinho, berimbau
Pedro Miranda: voz, tamborim, ganzá, pandeiro, tantan, triângulo, caixa de fósforo, violão
Produção Musical: João Cavalcanti e Pedro Luís
Produção de Áudio e Sonorização: Henrique Vilhena e Alexandre Rabaço
Edição de Áudio: Leonardo Braga
Mixagem: Henrique Vilhena
Masterização: Alexandre Rabaço
Direção de Vídeo, Roteiro e Produção Audiovisual: Eduardo Hunter Moura
Direção de Fotografia: Manuel Águas e Paulo Velozo
Assistência de Direção: Lane Lopes
Operadores de Câmera: Suelen Menezes e Francisco Stewart
Figurino: Carol Lobato
Arte: Emilio Rangel
Montagem: Rodrigo Ambar e Raquel Gandra
Colorista: André Miranda
Direção de Produção: João Mario Linhares
Diretor Financeiro e Controller: Marcelo Machado
Produção Executiva: Mariana Bentes e Cibele Lopes
Estagiária de Produção: Mariana Oliveira
Identidade Visual: Paula Guimarães
Assessoria de Comunicação: Miriam Roia e Vivi Drumond
Produção de Vídeo: Hunter Filmes
Realização: Som Livre / MP,B Discos


Encaminhado por: SOMAR Comunicação Integrada


Comentários

Divulgue seu lançamento