Ponteio

O Síndico Tim Maia também é do time de 1942

sexta, 30 de setembro de 2022

Compartilhar:

Sebastião Rodrigues Maia, o síndico Tim Maia, no dia 28 de setembro completaria 80 anos. Ele que  também integra a seleta turma de 1942, que tem Gil, Caetano, Clara, Milton e Paulinho da Viola.

Tim Maia é uma figura única na MPB. Primeiramente por sua personalidade extrovertida e controversa. Falava o que pensava, soltando desaforos inclusive contra grandes corporações e artistas. Depois se arrependia, voltava atrás e parece que tudo tinha passado.

Também virou folclore por não comparecer a shows. O próprio brincava com isso. “Enquanto canto, não faço besteira”, ou “Tim Maia, o cantor que mais comparece a shows no Brasil”, dizia. Brincadeiras à parte, sofria. Inúmeros processos e rareamento de shows fizeram com que Tim adoecesse mais rápido. 

Musicalmente, Tim teve passagens brilhantes. A pegada soul music em sua obra o destacou desde o começo da carreira. Seu álbum de estreia com Coroné Antônio Bento, Eu Amo Você, Cristina e Azul da Cor do Mar é um dos melhores de sua trajetória. A fase racional também é musicalmente brilhante com destaque para sua voz: sem vícios, Tim teve um timbre límpido, potente e com grande fôlego. 

Além das canções dançantes, fez sucesso com baladas românticas. Embora a profundidade da letra não fosse seu forte, Tim Maia sempre alcançou o público pela sua incrível capacidade de cantar e carisma. Carisma esse, que faz com que Tim seja sempre lembrado com uma das grandes vozes da MPB. Com todos os méritos.

Ouça o Ponteio sobre Tim Maia


 



Comentários

Divulgue seu lançamento