Almanaque do Rock Brasileiro

Um grande passo para o sucesso

quarta, 30 de novembro de 2022

Compartilhar:

"Selvagem?" até hoje é visto como o trabalho mais inovador e verdadeiro divisor de águas na carreira dos Paralamas do Sucesso. Imagino o que seria do trio mais querido do Brasil se não fosse "O Passo do Lui". Para que eu consiga explicar melhor, vamos fazer o seguinte exercício:

Se os Paralamas entrassem na onda do Skank e fizessem um show com os três primeiros discos, o set-list seria mais ou menos assim.

1. Cinema Mudo
2. Vital e Sua Moto
3. Óculos
4. Meu Erro
5. Ska
6. Romance Ideal
7. Me liga
8. A Novidade
9. Melô do Marinheiro
10. Selvagem
11. Alagados

É claro que outras músicas poderiam entrar como “A dama e o vagabundo” e “O homem” do "Selvagem?"; “Mensagem de Amor”, “Fui eu”, “Assaltaram a Gramática" do "O Passo do Lui"; "Química", “Foi o mordomo”, “O que eu não disse” e "Vovó Ondina é gente fina" do Cinema Mudo.

Mas esse é só um exercício para mostrar que quando falamos de sucessos dos Paralamas "O Passo do Lui" é uma coletânea, na lista principal dos “3 primeiros” 5 das 11 músicas saem deste long e mais 3 estão na “lista de espera”.


Uma mistura sem chocar demais

O que faz esse disco tão especial talvez seja uma agradável mistura de Rock, Ska e baladas românticas.

O Álbum que tem como sua principal missão entreter e mostra a pressão e entrosamento que o trio tinha tanto em estúdio quanto em palco.

A música que apresenta bem isso é “Mensagem de Amor", talvez a faixa mais rock deste trabalho. Ouça a versão de estúdio e a versão ao vivo no Rock In Rio, é praticamente a mesma música, sem muitas modificações ou apelações. Isso não é muito comentado, mas são poucas as bandas que conseguem executar uma música com sucesso ao vivo, da mesma forma que ela foi gravada.

Agora para falar de Ska temos de falar de Ska. Brincadeiras à parte, este nome vem de um gênero jamaicano difundido na Inglaterra no final dos anos 70. Uma curiosidade sobre essa música é que “Ska” surgiu como uma forma de identificação da música durante as gravações e o nome ficou. Mas este pode ser o cartão de visitas dos três, seja pela execução, seja pela sonoridade, seja pela força que apresenta.

E para fechar as baladas românticas, cada uma é de um jeito diferente. “Meu Erro”, um rock meio jovem guarda; “Fui eu”, com uma pegada ska; “Romance Ideal”, rock na mais pura essência; e, por fim, “Me liga”, um rock lento com uma pegada jazzística.

Não é fácil encontrar tanta variedade dentro de um mesmo long (de carreira) de uma banda, ainda mais quando esse é o segundo disco do grupo. A diferença de uns interferem no todo e formam um produto perfeito, a variedade sempre esteve presente no trabalho dos Paralamas.

"Selvagem?" pode ser inovador, mas "O Passo do Lui" mostra um trabalho sem erros de um grupo que sabe muito bem o que faz. Às vezes não é preciso reinventar a roda, mas sim saber utilizá-la de um jeito diferente!

Comentários

Divulgue seu lançamento