Dicas do Aquiles

Mais um Show de Alfredo Dias Gomes

quarta, 24 de abril de 2024

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Hoje tratarei de "Tributo a Elvin Jones" (independente), o novo álbum do batera Dias Gomes, que, como o sobrenome entrega, é filho de Dias Gomes e Janete Clair. Mas olha só, são muitos os atributos que fazem dele um músico diferenciado. Sua técnica, por exemplo, fruto de muita criatividade, provém de sua observação atenta a alguns de seus ídolos. Mas confesso que a mim impressiona a capacidade que ele tem de se mostrar íntegro, seja lá qual gênero musical, ou com quem, escolha tocar.

Outra aptidão? A disposição de revelar suas referências musicais. Como o batera panamenho Billy Cobham e o percussionista americano Don Alias – que, segundo afirmou, deram-lhe força para mudar sua concepção musical, dizendo coisas tipo assim: “A condução do ritmo jazzístico é no prato e no contratempo. Bumbo e caixa tocam sempre antecipados, mas sem um padrão definido”. Sacaram? Pois é...

Dentre outros, Alfredo gravou "JAM" (2018), quando, através de estudos e da prática em estúdios, tocando em bandas instrumentais e/ou acompanhando alguns de seus colegas, conseguiu a proeza de traduzir a essência do espírito libertário de Mr. Cobham. Já em "Solar" (2019), o jazz está envolvido pela brasilidade que Alfredo carrega em seu jeito de compor e tocar. Nele, além da batera, ele tocou teclado e contrabaixo, trazendo uma sonoridade que não perde a característica jazzística ouvida em "JAM", muito pelo contrário, intensifica-a.

Dando sequência às homenagens aos mestres, aqui está este "Tributo a Elvin Jones". O enlevo pelo estilo desse baterista é tão antigo e tamanho que Alfredo Dias Gomes fez ajustes especiais na batera para obtê-lo: “Eu mudei toda a afinação, soltei a pele do bumbo e afinei no estilo do som do Elvin”. 

Para gravá-lo, Alfredo contou com Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn) e David Feldman (piano). Selecionou músicas de Jones, como a icônica “Three Card Molly”, e além desta, uma composição sua, “Drum Solo&Duo” (uma enérgica aula de batera), com participação do baixista Jefferson Lescowich.

Mas vamos de “Three Card Molly”, cujo arranjo explicita a essência jazz rock de Alfredo. O trompete vem e atiça as expectativas, e a partir da intro, deixa claro que o trabalho é “profissa” – pois a técnica dos músicos está ali para atestar que o papo é sério. A batera de Alfredo soa febril, certa de estar dando o seu melhor para homenagear o mestre Jones. O piano comanda a harmonia, conservando o brilho da composição e a expressividade do trabalho. O trompete inicia novo improviso e o jazz se apresenta em carne e osso. Piano e batera o amparam. O tema é ardente, requerendo dos instrumentistas toda a técnica que nunca lhes faltou. Chega a vez do piano, que improvisa, e a batera lhe dá o apoio necessário para seu brilhar. Volta o trompete, tocando repetidamente frases curtas, e o couro come. Show!


Aquiles Rique Reis
Nossos protetores nunca desistem de nós.


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