Cultura

Oi Futuro e British Council lançam Programa ASA

O programa selecionará 50 mulheres do estado do Rio de Janeiro para ocupação do LabSonica

domingo, 02 de setembro de 2018

Compartilhar:

O British Council e o Oi Futuro, em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so, lançam o Programa ASA – Arte Sônica Amplificada, que pretende aumentar a atuação de mulheres em toda a cadeia da área de som e música. As inscrições podem ser realizadas de 17 de agosto a 17 de setembro no site www.britishcouncil.org.br .

O programa selecionará 50 mulheres do estado do Rio de Janeiro, que atuam na área, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de suas carreiras e habilidades a partir da investigação das potencialidades do som, da música e da tecnologia criativa. Ocupando o LabSonica, espaço de experimentação artística do Oi Futuro, o ASA também vai estimular o desenvolvimento de uma comunidade criativa de suporte e colaboração.

As participantes serão desafiadas a desenvolver novas ideias e produtos, apoiadas pela mentoria de profissionais britânicos e brasileiros especializados na área do som e música. Podem se inscrever artistas sonoras, musicistas, compositoras, jornalistas, escritoras, produtoras musicais e de rádio, técnicas e engenheiras de som e gravação, designers de som, sonoplastas e outras criadoras do setor. As candidatas poderão escolher entre os temas “narrativas” e “espaços”, que norteiam esta primeira edição do programa ASA. 


“É com grande entusiasmo que o British Council traz ao Brasil duas instituições britânicas - Lighthouse e Shesaid.so - que oferecem expertises valiosos na criação de novos modelos, para que mulheres artistas e técnicas do setor musical ajudem a potencializar os territórios onde atuam e, em paralelo, criem uma rede de colaboração e criação. Numa iniciativa pioneira, o ASA foca nas mulheres, explorando as novas potencialidades da música e da tecnologia criativa. Nessa nova etapa de nossa parceria junto ao Oi Futuro, o British Council irá dialogar com mulheres em estágio inicial de suas carreiras, no desenvolvimento de suas habilidades, assim como formar uma comunidade colaborativa de interesse comum”, diz Cristina Becker, diretora de artes do British Council Brasil.

“O Oi Futuro está sempre atento aos movimentos e questões da sociedade contemporânea”, diz Roberto Guimarães, gerente-executivo de Cultura do Oi Futuro. “Como em outros setores da economia, há poucas mulheres ocupando, como podem e devem, funções no ecossistema da música. Com o ASA, esperamos não só melhorar as estatísticas, mas dar um passo concreto para a criação de uma rede potente e feminina .” 


A programação, entre outubro de 2018 e março de 2019, inclui workshops, palestras e mentoria com especialistas do Reino Unido e mentoras brasileiras. Ao fim do percurso, as ideias desenvolvidas em grupo ou individualmente serão apresentadas a uma banca de convidados, estabelecendo uma conexão direta com o mercado. As participantes poderão utilizar o espaço do LabSonica e seus equipamentos de acordo com a necessidade de seus projetos e atividades voltadas para o fortalecimento da rede ASA, mediante agendamento. O espaço, inaugurado este ano pelo Oi Futuro, ocupa um andar inteiro da sede do instituto da Oi, na Rua Dois de Dezembro 107, a poucos metros do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo. As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas e internet de alta capacidade.

 

SOBRE OS PARCEIROS BRITÂNICOS

Lighthouse

A Lighthouse é uma organização localizada em Brighton, cidade na costa sul da Inglaterra, especializada em pesquisar, conectar e apresentar os novos desdobramentos em arte, tecnologia, ciência e sociedade. Tem como objetivo descobrir e apresentar os modos que artistas e seus trabalhos podem potencializar um lugar e suas comunidades. Em 2014, a Lighthouse criou a The Sound of Story, uma conferência que explora o poder do som e da música em narrativas por meio de filmes, imagens animadas, teatro, rádio e jogos. O programa, que apresenta inovações técnicas e criativas na área do som através de palestras, masterclasses, exibições e workshops, já contou com a participação de grandes nomes dentre os artistas e profissionais do som. 

 

Shesaid.so 

Sediada em Londres, Shesaid.so é uma rede internacional composta por mulheres que atuam na indústria da música. Seu objetivo é criar um ambiente que incentive a colaboração, criatividade e valores positivos. Fundada em setembro de 2014, a shesaid.so vem exercendo um papel relevante na promoção do empoderamento de mulheres no setor. Sua comunidade é diversa, composta por empresárias ou mulheres que detenham cargos em todos os setores da indústria – de técnicas a gravadoras, RP à gerência, entre outros. 

A Shesaid.so promove o reconhecimento ao trabalho de mulheres que desenvolvem projetos excepcionais na indústria da música e também lidera eventos interativos e revela artistas talentosas e suas agentes.

 

Sobre o Labsonica

Inaugurado no primeiro semestre de 2018, o LabSonica é o laboratório de experimentação artística do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi. O lugar oferece programas de residência , pesquisa, prototipagem e produção criativa, com ênfase no som e na música. Com mais de 500m², o LabSonica oferece  estrutura física e suporte técnico para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a inovação e inspira a produção compartilhada.   As instalações do laboratório são de ponta, com equipamentos para gravação de som e vídeo, estúdio acústico, ateliê de criação, posições de coworking, sala para ensaios e oficinas, contando com internet de alta capacidade. O LabSonica estabelecerá diálogo direto com a programação do centro cultural Oi Futuro, já que os dois espaços estão localizados na mesma rua, há poucos metros um do outro, no bairro carioca do Flamengo.

 

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.


Sobre o British Council

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: www.britishcouncil.org.br

 

Encaminhado por: Imprensa Oi Futuro
Fonte da imagem: foto de Cristina Lacerda



Comentários

Divulgue seu lançamento