Orquestra Sinfônica Aprendiz

A Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) foi criada em 2007 como uma oportunidade para que os alunos egressos das Escolas Municipais, locais onde o Programa Aprendiz atua, possam dar continuidade aos estudos musicais. Na OSA os interessados aprofundam o aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.

Atualmente, a Orquestra Sinfônica Aprendiz é composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre 14 e 24 anos. A organização sinfônica contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1º e 2º), viola, violoncelo, flauta transversa, trombone, trompa, clarineta, oboé e fagote. Sob a regência do Maestro Evandro Rodriguese, a OSA tem apostado em um amplo e diversificado repertório musical. Da produção barroca aos compositores contemporâneos, sempre com foco na música brasileira, a seleção busca misturar clássicos às produções recentes que despertam o interesse dos aprendizes e do público.

Ao longo de sua trajetória, a OSA já realizou mais de 100 apresentações nos principais equipamentos culturais de Niterói, tais como Teatro Municipal de Niterói, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Museu do Ingá, Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro e Sala de Cultura Leila Diniz - Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, além de apresentações gratuitas em praças e outros espaços de lazer e convivência de todas as regiões da cidade. 

A OSA também conta com suporte pedagógico de parceiros internacionais (saiba mais aqui). Assim, em função deste conjunto de atividades e realizações, a passagem pela Orquestra Sinfônica Aprendiz tem facilitado e estimulado o ingresso nas universidades e nos cursos de música Brasil afora. Hoje existem vários integrantes e ex-integrantes da OSA que iniciaram suas carreiras em orquestras profissionais e que seguiram formação no magistério, integrando ainda o quadro de equipe do Aprendiz.

Em 2017, a Orquestra Sinfônica Aprendiz conta com o suporte do Instituto CCR



Atualmente, a OSA é composta por: 

I Violinos:

Alexandre Azevedo

Clariana Mattos

Larissa Santos

Lucas Vilela Cardoso

Oséias Rodrigues

Patrick Rodigues

Suelana Mattos

II Violinos

Anthony Sampaio

Carlos Henrique da Silva

Gabriela Rodrigues

Giulianna Castro

João Victor Zelaya Correia

Joseph Hamilton

Ryan Sampaio

Vitoria Elizabete da Silva

Violas

Beatriz Aureliano

Camila Costa

Gabriel Amorim

Ingrid Barcelos

Tiago Paulo Oliveira

Cellos

Patrick Rodigues Pereira 

Rodrigo Soares Antunes

Samuel Hamilton

Willian Baptista Bregunce 

Contrabaixos

Francisco Teixeira

Roberto Henrique da Silva

Flautas

Alexandre Santiago

Bruno Rangel

Darlei Pinheiro 

Gabriel Vieria Costa

Jéssica Oliveira de Andrade

Oboé

Lislane Pinheiro de Oliveira

Thaís Costa P. Marinho

Clarinetas

Isabela Cristina da Silva 

Rebeca Martins Nunes

Fagote

Gabriel Gonçalves dos Reis

Trompas

Jhonatas André de Souza

Júlia Ingrid

Susana Delmiro

Trompete

André Marx 

Elias de Oliveira Menezes

Lucas de França

Lucas Nascimento 

Samuel Araújo da Silva

Trombone

Matheus Luiz Pereira da Silva

Saxofone

Josué Lucas da Silva Gomes

?Matheus de Oliveira Pereira 

Vinícius Pinheiro B. de Souza