Tema do Mês

10 duplas de compositores que fizeram história na música brasileira

segunda, 18 de janeiro de 2021

Compartilhar:

Uma das modalidades mais instigantes de uma composição é a parceria. Quando dois ou mais artistas se unem para dar vida a uma mesma obra. A música brasileira está repleta de duplas que fizeram história com hits e clássicos inesquecíveis. 

Algumas foram rápidas e intensas, outras duraram décadas e algumas foram breves, mas de importância inestimável. Separamos aqui 10 duplas importantes da memória musical. Confira logo abaixo! 

1- Wilson Batista e Ataulfo Alves

Dois dos mais importantes compositores de samba da Época de Ouro se uniram em uma parceria efêmera, porém de muito peso. Wilson Batista e Ataulfo Alves criaram músicas emblemáticas como “O bonde de São Januário”, “O seu Oscar”, “Faz um homem enlouquecer”, dentre outras. 


2- Jair Amorim e Evaldo Gouveia 

Verdadeiros hitmakers de seu tempo, Jair Amorim e Evaldo Gouveia se conheceram em 1958 e criaram uma parceria que resultou em mais de 150 canções, a maioria boleros e sambas-canções românticos que foram gravados pelas vozes mais importantes dos anos 1940 e 1950, como Angela María, Anísio Silva e Alaíde Costa. Alguns de seus maiores sucessos são “Alguém me disse”, “Conversa”, “Brigas” e “Tango para Tereza”. 


3- Tom Jobim e Vinicius de Moraes 

Impossível falar de parceria na música brasileira e não lembrar de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Quando os dois começaram a compor juntos, criaram diversas canções que se tornaram clássicos absolutos do nosso cancioneiro popular e deram origem ao movimento da Bossa Nova, que mudou para sempre os rumos da música brasileira. 

Alguns exemplos mais brilhantes dessa parceria são: “Se todos fossem iguais a você”, “Eu sei que vou te amar”, “Insensatez”, “Eu não existo sem você”, “Garota de Ipanema” e “Chega de saudade”. 


4- Vitor Martins e Ivan Lins

O letrista Vitor Martins e o melodista Ivan Lins começaram a compor juntos em 1974. Desde então, criaram mais de 100 composições em conjunto. Muitas delas se tornaram clássicos da MPB e viraram símbolo de uma época nas vozes de cantoras como Fafá de Belém, Simone e Elis Regina. São da dupla, por exemplo, pérolas como “Bilhete”, “Cartomante”, “Começar de novo”, “Lembra de mim" e "Vitoriosa". 


5- Aldir Blanc e João Bosco

Aldir Blanc e João Bosco já são nomes definitivos da MPB mesmo individualmente. Quando juntos, produziam um turbilhão de preciosidades. Enquanto durou, a dupla compôs canções do peso de “A nível de…”, “Bala com bala”, “O bêbado e a equilibrista”, “O mestre dos mares” e tantas outras.


6- Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Alguns casamentos duram pouco e outros se estendem por décadas e décadas. É esse o caso de Roberto e Erasmo Carlos, a dupla mais longeva e fiel da história da música popular brasileira. Os dois atravessaram mais de quarenta anos de carreira como os parceiros mais constantes um do outro. Dos tempos da Jovem Guarda até hoje, nos brindaram com uma sucessão de hits que dariam pra encher umas 10 coletâneas. 

Entre os pontos altos, podemos citar “Minha fama de mau”, “Eu sou terrível”, “Olha”, “Além do horizonte”, “De tanto amor”, “Detalhes”, “Emoções”, “Fera ferida”, “Cama e mesa”, “Amigo” e “Coqueiro verde”, dentre outros. 


7- Dominguinhos e Anastácia

Exemplo de um casamento que ultrapassou as fronteiras matrimoniais e resultou em muita música boa. Embora hoje a figura de Dominguinhos seja mais lembrada pelo grande público, foi ao lado de Anastácia, a “Rainha do Forró”, que ele compôs músicas como “Ave de arribação”, “Eu só quero um xodó”, “O canto de acauã", “Tenho sede” e muitas outras. 


8- Raul Seixas e Paulo Coelho

Sem dúvida nenhuma, Raul Seixas e Paulo Coelho formaram a dupla mais emblemática dos anos 1970 no Brasil. Com muita irreverência e abordando temas como o ocultismo e o misticismo, presentearam o rock brasileiro com clássicos como “Al Capone”, “Sociedade alternativa”, “Gita”, “Tente outra vez”, “A maçã” e “Eu nasci há dez mil ano atrás". 


9- Fernando Brant e Milton Nascimento 

Embora ao longo da carreira Milton Nascimento tenha estabelecido parcerias com diversos outros compositores, foi ao lado de Fernando Brant, um dos principais letristas do Clube da Esquina, que ele criou alguns dos seus maiores clássicos, como “Canção da América”, “Coração civil”, “Encontros e despedidas”, “Milagre dos peixes”, “Nos bailes da vida”, “Travessia” e muitos outros. 


10- Michael Sullivan e Paulo Massadas

Michael Sullivan e Paulo Massadas se conheceram ainda no início da carreira, quando eram músicos, e acabaram firmando uma parceria que durou 16 anos e resultou em centenas de hits que dominaram as paradas de sucesso entre os anos 1980 e 1990. O primeiro petardo veio em 1983, com nada menos que “Me dê motivos”, gravada por Tim Maia. Depois disso, vieram outros sucessos, como “Whisky a Go-Go” (Roupa Nova), “Deslizes” (Fagner), “Estranha loucura” (Alcione), “Amor cigano” (Fafá de Belém), “Amor perfeito” (Roberto Carlos), “Lua de cristal” (Xuxa) e, claro, “Um dia de domingo”, eternizada no dueto entre Tim Maia e Gal Costa


E não para por aí! É possível citar ainda uma série de outras duplas importantes, como Vadico e Noel Rosa, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Chico Buarque e Edu Lobo, Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal, Moraes Moreira e Luiz Galvão

Lembrou de mais alguma? Conta pra gente nos comentários! 

Texto por: Tito Guedes 

Comentários

Divulgue seu lançamento