Tema do Mês

10 séries brasileiras que primaram pela trilha sonora

TEMA DO MÊS de SETEMBRO!

quarta, 09 de setembro de 2020

Compartilhar:

Que a novela é uma das maiores paixões nacionais, disso ninguém duvida. Essa preferência do telespectador brasileiro, no entanto, não impediu a produção de minisséries, sitcoms, biografias ou dramas de muito sucesso na TV. 

Muitas dessas séries marcaram também por uma trilha sonora impecável, daquelas aberturas que todo mundo sabe cantar até canções que se tornaram clássicos da MPB. 

Listamos aqui 10 seriados brasileiros que primaram pela escolha das músicas. Confira logo abaixo! 

1. Sítio do Picapau Amarelo (1977)

Em meados dos anos 1970, foi ao ar a primeira versão adaptada da obra infantil de Monteiro Lobato. A trilha sonora original contou com composições de nomes de peso da MPB, como Ivan Lins, Dorival Caymmi, Caetano Veloso, Aldir Blanc, João Bosco, Chico Buarque, Francis Hime e, claro, Gilberto Gil, que compôs a música-tema, “Sítio do Picapau Amarelo”, uma das mais conhecidas do seu repertório até hoje. 


Não à toa, o LP da série é considerado um clássico da música brasileira! (leia mais sobre isso aqui).

2. Malu Mulher (1979)

“Malu Mulher” foi um dos momentos mais emblemáticos da teledramaturgia nacional. Idealizada por Daniel Filho com texto de diversos autores, a trama abordava a vida de uma mulher recém-divorciada e falava sobre a emancipação feminina que movimentou as discussões do período. 

A trilha sonora foi composta por músicas de várias cantoras, que no ano de 1979 dominaram as paradas de sucesso, como Rita Lee, Fafá de Belém, Marina Lima e Gal Costa

A faixa que mais se destacou, no entanto, foi “Começar de novo” (Ivan Lins e Vitor Martins), interpretada por Simone. Essa música não só alavancou o sucesso popular da cantora baiana como se tornou símbolo daquele período, e é até hoje associada à série. 


3. O Tempo e o Vento (1985)

Em 1985, a Globo adaptou para a televisão um dos maiores clássicos da literatura brasileira, escrita por Érico Veríssimo. A trilha sonora, luxuosíssima, ficou por conta de um dos maiores compositores nacionais: Tom Jobim. Nasceram aí clássicos como "Passarim", que depois deu nome ao seu antológico disco de 1987


4. Anos Dourados (1986)

Esta minissérie escrita por Gilberto Braga tratava sobre a vida e os costumes nos anos 1950 no Brasil. Na trilha sonora, foram incluídas diversas canções desse período nas vozes de Dolores Duran, Dick Farney e Elizeth Cardoso

A música-tema, “Anos dourados”, foi composta também por Tom Jobim. Chico Buarque faria a letra, mas não conseguiu concluí-la a tempo, por isso apenas a versão instrumental foi ao ar. Anos depois, Chico finalmente concluiu sua letra e foi lançada a versão completa da canção. 


5. Hilda Furacão (1998)

Escrita por Glória Perez, “Hilda Furacão” foi uma das minisséries mais bem-sucedidas da Rede Globo. A música de abertura, “Resposta ao tempo”, foi composta por Cristóvão Bastos e Aldir Blanc e gravada por Nana Caymmi, tornando-se um clássico e o maior êxito de sua carreira.


6. A Grande Família (1972/2001)

Essa família é muito unida/ E também muito ouriçada/ Brigam por qualquer razão/ Mas acabam pedindo perdão…”. Quem é que não sabe cantar os versos dessa música? 

O tema homônimo ao seriado foi composto por Tom & Dito e figurou tanto na primeira versão (que foi ao ar entre 1972 e 1975), quanto na segunda (de 2001 a 2014), quando foi regravada por Dudu Nobre. A música penetrou o imaginário coletivo e se tornou uma espécie de hino das famílias brasileiras. 



7. Maysa: Quando Fala o Coração (2009)

Escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, filho de Maysa, essa série biográfica ganhou muita repercussão ao contar a história de vida de uma das mais intensas e polêmicas cantoras nacionais, morta em 1977 em decorrência de um acidente de carro. 

A série ajudou a reviver na memória dos brasileiros grandes clássicos gravados por Maysa (interpretada na série por Larissa Maciel), como “Ouça”, “Demais” e “Meu mundo caiu”. 


8. As Cariocas (2010)

“As Cariocas” contava, a cada episódio, a história de uma mulher situada em algum bairro diferente do Rio de Janeiro. A música-tema, “Bela fera”, foi composta por Pedro Luís e se tornou um sucesso à época.


9. Amor Em Quatro Atos (2011)

Uma bela homenagem da teledramaturgia à música nacional! Essa minissérie foi inspirada pela obra de Chico Buarque, e o enredo de cada episódio fazia alusão a uma música composta por ele, como “Ela faz cinema", “Construção”, “Mil perdões”, “Folhetim” e “As vitrines”. 


10. Todas As Mulheres do Mundo (2020)

Produzida pelo canal de streaming Globoplay, a série foi escrita por Jorge Furtado e inspirada no filme homônimo de Domingos de Oliveira. A cada episódio, a trilha sonora é formada pelo repertório de uma única cantora, em diálogo com a personalidade das protagonistas que se revezam a cada capítulo. Assim, figuram canções de Marisa Monte, Maria Bethânia, Elis Regina, Céu, Elza Soares, Rita Lee e outras. Uma forma original de homenagear as mulheres da música nacional. 


Lembrou de mais algum seriado brasileiro que primou pela trilha sonora? Deixe nos comentários! E não esqueça de conferir a playlist especial que preparamos com essas e muitas outras músicas. 

Texto por: Tito Guedes

Comentários

Divulgue seu lançamento