Cobertura IMMuB

"Deixa Clarear": muita emoção em noite de casa cheia no Teatro Rival

por Cecília Innecco

segunda, 05 de junho de 2023

Compartilhar:

Na noite do último sábado (3), o Teatro Rival foi palco de um espetáculo emocionante e repleto de memórias com a apresentação de "Deixa Clarear - Musical Sobre Clara Nunes". A atriz Clara Santhana, que protagoniza a peça, demonstrou uma entrega impressionante, conquistando o público com sua performance carregada de emoção desde o início.

Mesmo acostumada há uma década com esse papel, era evidente a dedicação da atriz de corpo e alma ao papel da inesquecível Clara Nunes. Seus olhos brilhavam ao relembrar a trajetória da cantora, trazendo à tona não apenas sua voz poderosa, mas também sua personalidade marcante. Até plateia, sensibilizada pela entrega da artista, não poupou aplausos e demonstrações de carinho: foi ovacionada de pé ao fim por um público que esgotou os ingressos do musical!

Os detalhes cuidadosamente pensados no cenário também merecem destaque. Por exemplo, rendas ao fundo remetiam à origem de Clara, cuja família lá no interior de Minas tinha vínculos com uma fábrica têxtil. Essa conexão com suas raízes foi retratada de forma sutil, porém significativa, agregando profundidade ao enredo.

Além disso, outro aspecto que chamou atenção foi a ênfase na vaidade de Clara desde a infância. Através do figurino e de detalhes em acessórios, o musical destacou a importância que a cantora dava a sua aparência, ressaltando sua vaidade como um elemento intrínseco à própria personalidade. A interação dos músicos com o enredo foi uma escolha acertada, trazendo uma dinâmica cativante à peça. O quarteto de violões, cavaquinho, percussão, flauta e saxofone acompanhava a história de Clara Nunes de maneira harmoniosa, dando vida às canções imortalizadas pela cantora.

A casa lotada e a atriz ovacionada ao final do espetáculo comprovam o sucesso arrebatador do musical. Com mais de 500 mil espectadores em uma década de apresentações, "Deixa Clarear" tem conquistado (e vai continuar conquistando) os corações dos amantes da música brasileira e fãs de Clara Nunes. Tamanha é a repercussão e o prestígio do espetáculo que foi anunciado um novo convite para a equipe retornar ao Teatro Rival no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário de 81 anos de Clara. A data promete ser um (re)encontro memorável entre o público e a obra de uma das maiores cantoras e intérpretes da MPB de todos os tempos!

Quando perguntada sobre como foi interpretar a "Deusa dos Orixás", visto que estava visivelmente emocionada, a atriz nos disse:

"Foi muito especial. É sempre muito importante falar no nome da Clara Nunes por tudo o que ela representa, um legado fundamental para o povo brasileiro. Porque ela fala das nossas raízes culturais, que são tantas vezes injustiçadas, apagadas, sofrem tanto preconceito, e ela firma essa bandeira da nossa cultura afro-brasileira. Pra mim é honra e uma emoção muito grande, indescritível, como se fosse a primeira vez. E eu faço esse espetáculo há 10 anos." 

Não há dúvidas de que "Deixa Clarear" é um tributo tocante à vida e ao legado dessa artista que marcou a história da música brasileira. Vale a pena reviver a obra de Clara, em uma experiência única e emocionante que nos conecta com as raízes da nossa cultura.

Agradecemos especialmente ao Teatro Rival e à Sheila Gomes, assessora de imprensa do Teatro pela parceria. Viva Clara, viva o Rival!

Comentários

Divulgue seu lançamento