80 anos de Nelson Motta - um talentoso de sorte
No mês de outubro, o IMMuB celebra o octogésimo aniversário do multi-talentoso Nelson Motta
Nelson Cândido Motta Filho - nascido em São Paulo, mas que foi morar no Rio de Janeiro na infância - é um jornalista, produtor musical, escritor, compositor, roteirista e teatrólogo brasileiro. Ufa! É autor de mais de trezentas músicas, com diversos parceiros, como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Marcos Valle, Guinga, Max de Castro, Erasmo Carlos e João Donato.
Começou sua carreira no jornalismo em 1964, quando foi estagiário do Jornal do Brasil, época em que fez várias amizades com artistas da bossa nova e do tropicalismo. Dois anos depois, teve seu primeiro destaque na carreira de compositor quando fez a música “Saveiro”, interpretada por Nana Caymmi, e conquistou o primeiro lugar no I Festival Internacional da Canção. Ainda no final dos anos 1960, foi o responsável pela trilha sonora da novela “Véu de Noiva”, da TV Globo, que contou com cantores como Elis Regina, Caetano Veloso e Chico Buarque.
Na década de 1980, foi o responsável por lançar a jovem Marisa Monte - inclusive sendo o autor do seu primeiro sucesso, Bem Que Se Quis -, e por produzir o primeiro festival comercial de rock da história do Brasil, o Hollywood Rock, que contou com a participação de Celly Campello, Erasmo Carlos, Rita Lee & Tutti-Frutti, Os Mutantes e Raul Seixas. Na época, foi diretor artístico da gravadora Warner Music e produtor da Polygram.
Nos anos 2000, Nelson Motta se dedicou a artes como a literatura e o teatro, áreas nas quais também seguiu com a temática musical: fez roteiros de peças como a do Tim Maia, Elis Regina e Wilson Simonal e participou de programas musicais na TV Globo, tendo sido, inclusive, o apresentador de um quadro do assunto no Jornal Hoje. Além disso, foi apresentador de uma coluna semanal no Jornal da Globo até dezembro de 2023. Na literatura, lançou mais de dez romances, dentre ficções e não ficções.
E por que “um talentoso de sorte”? O próprio Nelson diz, em sua autobiografia, que é “um rapaz de sorte”. Claro, a sorte pode ter acompanhado a sua trajetória, mas só isso não bastaria. Do que adianta a sorte sem a inteligência para poder agarrar as oportunidades e sem o talento para realizá-las - em suas diversas facetas, como visto aqui - com maestria, tal qual faz Nelson Motta.
Confira nossa playlist especial em homenagem ao nosso protagonista do tema do mês clicando AQUI.
Viva Nelson Motta, o maior talentoso de sorte que temos!