Supersônicas

A lusa Maria João celebra os 70 de Aldir Blanc

por Tárik de Souza

segunda, 11 de setembro de 2017

Compartilhar:

Nas comemorações de seus 70 anos, em 2016, o carioca Aldir Blanc ganhou um presente d’além mar: um disco gravado pela cantora portuguesa de vanguarda Maria João, ao lado de músicos locais como o habitual parceiro dela, o pianista Mario Laginha. Há um único brasileiro, o também pianista André Mehmari, parceiro de Aldir na inédita “O sonho”, que evoca o poeta gaúcho Mario Quintana e é dedicada à conterrânea família Veríssimo.

O CD “A poesia de Aldir Blanc – Maria João e convidados” (Selo SESC) traz ainda mais duas inéditas parcerias do homenageado com o violonista luso Carlos Paredes, “Movimento perpétuo” (“No Brasil e em Portugal/ seja deserto ou litoral/ África e Ásia, tudo à venda/ desrespeito à oferenda/ que nos deu o ancestral”) e “Sede e morte” (com Mariana Blanc).

A vocalização abrasiva e peculiar de Maria conjuga-se a acompanhamentos insólitos, como a tuba (Sergio Carolino) e a bateria (Silvan Strauss), nos meneios libidinosos de “O coco do coco”. Guitarra e efeitos de Mario Delgado adornam a sombria “Canção do lobisomem”, enquanto “Catavento e girassol” (todas parcerias de Aldir e Guinga), tilinta apenas na harpa de Eleonor Picas. O megaclássico bolero “Dois pra lá, dois pra cá” cintila na modulação de piano (João Farinha) e eletrônica (André Nascimento) e o não menos emblemático “O bêbado e a equilibrista” (ambas parcerias do homenageado com João Bosco) deságua em “Paredes que nos rodeiam”, de Mario Laginha, o pianista da faixa. 

O lançamento digital do álbum "A poesia de Aldir Blanc" será dia 15 de setembro, nas principais plataformas, e ao vivo, em shows, no Sesc São Carlos, dia 21, e no recém inaugurado Sesc 24 de Maio, no Centro de São Paulo, dias 23 e 24.


Fonte das imagens: https://glo.bo/2gVPsEj, http://bit.ly/2gYu8KE 

Comentários

Divulgue seu lançamento