Cultura

Ajude o IMMuB a escolher os Temas do Mês de 2021!

sexta, 14 de agosto de 2020

Compartilhar:

Não sei se você já reparou, mas a cada mês a equipe do IMMuB escolhe um tema central para explorar. Pode ser o aniversário ou centenário de um artista ou de um disco, a celebração de um gênero ou de um movimento musical relevante para a história do país. Trata-se do “Tema do Mês”, ou seja, um assunto específico escolhido por nós diante  do amplo espectro da música nacional. Essa é a seleção que norteia  boa parte da programação mensal de conteúdos do site e das redes sociais do Instituto, além de orientar a escolha dos artistas que terão suas discografias digitalizadas. 

Esse método de trabalho vai ao encontro da nossa missão institucional, que é a preservação e a propagação da memória musical brasileira. Afinal, como decidir por onde começar frente a um universo de composições e lançamentos tão rico e diversificado como a nossa cultura sonora?

Seleção dos temas: O processo de eleição envolve o  mapeamento das efemérides, aniversários e marcos históricos celebrados ao longo de cada ano. A partir dessa pesquisa inicial, são delimitados os assuntos principais de cada mês, ou seja, aqueles temas ‘macro’, mais abrangentes, que impulsionam  todo o planejamento de Comunicação; e os subtemas, que também não poderiam ficar de fora e ganham  destaques  mais pontuais. 

Pesquisa e catalogação: Depois disso, aprofundamos a pesquisa a partir do levantamento das discografias, em consultas a  livros, biografias, nos encartes de discos, em sites especializados e com entrevistas, além das trocas de sugestões e informações com parceiros e autoridades de cada assunto. Paralelamente, nosso setor de pesquisa e digitalização vai em busca dos álbuns que representam aquela discografia e fazemos todo o processo de limpeza, fotografia, extração dos áudios e catalogação no nosso banco de dados, apontando os relacionamentos corretos e retificações de dados quando necessário (podemos contar mais sobre isso depois...nos diga nos comentários se quiser saber mais). 

Conteúdos:  Como resultado, a pesquisa se desdobra em conteúdos como  artigos, pílulas de curiosidades e informações diversas, tanto no site e nas redes sociais, quanto em ações exclusivas criadas em conjunto com nossos parceiros (que como já contamos aqui, são essenciais para a (re)construção da memória).

Além disso, criamos mensalmente playlists especiais baseadas no assunto de cada mês, que são disponibilizadas em nosso perfil no Spotify

Os Temas são escolhidos levando em conta a diversidade de estilo, época ou representação geográfica, numa tentativa de apresentar isonomicamente os gêneros regionais do nosso rico país. Eles podem ser, por exemplo, o aniversário de um artista (falecido ou ainda em atividade), um ritmo específico, um movimento musical, um período delimitado da história da música brasileira, ou até um grupo de artistas com produções convergentes. 

O objetivo é contemplar os mais variados grupos de interesse e nichos de escuta, difundindo curiosidades, conexões,informações e novos  olhares sobre variados aspectos da nossa memória musical. 

Os Temas trabalhados ao longo de 2019, por exemplo, atenderam às demandas dos mais distintos públicos e assuntos. De Jackson do Pandeiro a Chico Buarque, do rap ao pagode, de Carmen Miranda ao rock nacional dos anos 2000. Olha só esse resumo do ano passado:


Outros desdobramentos do Tema do Mês: Explore e Agenda Musical 

A escolha dos Temas do Mês também orienta o setor de pesquisa do IMMuB. A partir da delimitação de quais artistas irão ganhar destaque a cada mês, suas discografias são atualizadas e completadas no banco de dados, aprimorando ainda mais a abrangência do acervo do Instituto. 

Explore: Esses discos são inseridos na seção Explore, que se encontra na página inicial do site, e são renovados a cada mês. Essa ferramenta possibilita ao usuário uma navegação direcionada e selecionada, facilitando a descoberta da temática proposta. Lá se encontram dos discos mais consagrados a trabalhos menos conhecidos, e há também destaques de artistas relacionados, com direcionamento para a respectiva página onde é possível conferir a discografia completa da pessoa. 

Agenda Musical: O levantamento das efemérides que dão origem aos Temas do Mês e aos subtemas também são aproveitadas para o conteúdo da Agenda Musical do IMMuB, produzida e comercializada anualmente. Nela, são incluídas datas comemorativas, registros de nascimento, morte, gravações, festivais e vários momentos marcantes da memória musical do nosso país. Saiba mais sobre esse produto exclusivo aqui.

E os Temas de 2021??

Neste momento, o IMMuB está em processo de mapeamento e seleção dos Temas do Mês de 2021, e para isso gostaríamos da sua ajuda. Que tema você gostaria de ver ilustrando as redes do Instituto ao longo do próximo ano? Deixe suas sugestões nos comentários, todas as ideias são bem vindas! 

Comentários

Divulgue seu lançamento