Música

Álbum “O Tom do Vinícius” reúne clássicos de Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes

domingo, 16 de janeiro de 2022

Compartilhar:

O Tom do Vinícius é o título do projeto que reúne Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes, em homenagem à parceria mais célebre da música brasileira moderna. Trata-se de uma homenagem intimista a Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, na qual as três cantam, recitam, conversam, recriando uma atmosfera muito próxima a dos shows que fizeram a história da Bossa Nova.

Ouça o álbum: https://orcd.co/otomdovinicius

Gravado em 2007 no estúdio da Biscoito Fino, o álbum permanecia inédito nas plataformas de streaming (havia sido lançado de forma independente no formato físico, em tiragem já esgotada), foi lançado no formato digital na sexta-feira, 7 de janeiro.

“O Tom do Vinicius” saiu de uma frase com a qual Tom Jobim costumava se apresentar, nos tempos em que ainda era um desconhecido parceiro do já prestigiado poeta Vinicius de Moraes. “É o Tom, o Tom do Vinícius”, ele anunciava. Eveline Hecker já havia trabalhado com Camilla no show Ponte Aérea, cantando José Miguel Wisnik. Georgiana e Camilla, amigas de longa data, frequentavam a casa de Eveline e daí surgiu a ideia de fazerem um show em homenagem a Tom e Vinicius.

Vinicius gostava de lembrar que quando propôs a Tom que fizessem juntos os sambas de “Orfeu da Conceição”, não tinha ideia de que estava dando a largada para um movimento renovador da música brasileira: a Bossa Nova. Nem poderia imaginar que os nomes de ambos se fundiriam numa espécie de emblema: Tom e Vinicius.

Eveline Hecker conviveu com Tom Jobim, integrando o grupo vocal que o acompanhou em inúmeras turnês. Além desse aval, gravou um CD com músicas de José Miguel Wisnik, que concorreu ao Grammy Latino na categoria de melhor canção brasileira, com "Ponte Aérea", em 2005.

Georgiana de Moraes fez shows ao lado de Vinícius, seu pai, e participou de homenagens ao poeta ao lado de nomes como Wanda Sá, Miúcha, Carlos Lyra, Fernanda Cunha e Quarteto em CY.

Camilla Dias conhece profundamente a obra de Tom e Vinicius. Não bastasse, foi diretora musical do show Marília Pêra canta Ary Barroso, em 2003. Trabalhou com Miúcha, trabalha com o Quarteto em CY e recentemente atuou como arranjadora e pianista no álbum Sandra Pêra em Belchior (gravadora Biscoito Fino)

Georgeana de Moraes comenta:

"O Tom do Vinícius é o nome do show que eu, Camila e Eveline organizamos no verão de 2006. Um show para cantar Tom e Vinicius. Voltei à infância ao chegar à casa de Eveline e me deparar com o CD Canção do Amor Demais em cima de uma mesinha. Era exatamente assim que eu via o então LP de Elizeth Cardoso. Essas foram as primeiras músicas que ouvi e aprendi e que ainda exercem um grande efeito sobre mim. Algumas estão no CD e outras são músicas que nos emocionam sempre que cantamos. Só voz, piano e percussão, simplesinho. Gabriel Pinheiro, nosso produtor, nos incentivou a gravar. De tão simples era bonito. Quando ouvimos, gostamos". 

É o encontro de três amigas, mas sobretudo um encontro profissional de três artistas em torno da música e da poesia de Tom e Vinícius. Cheio de graça, emoção e com muita bossa; como se dizia antigamente, uma bossa nova. Sem dúvida alguma, mais jovem e atual do que nunca.

Crédito da imagem: Cafi/Divulgação

Ficha Técnica
Piano: Camilla Dias
Percussão: Marcelo Costa (faixa 5: Eveline Hecker e Georgiana de Moraes)
Mixagem e Masterização: Gabriel Pinheiro (Estúdio Realejo Digital)
Faixa Bônus - Produzida por Sacha Amback 
Foto em anexo: Cafi
Produção: Gabriel Pinheiro
Gravado no Estúdio Biscoito Fino (outubro/2007)

 

Encaminhado por: Biscoito Fino


Comentários

Divulgue seu lançamento