Música

Alexandre Carvalho lança o CD Rio Joy

quarta, 15 de janeiro de 2020

Compartilhar:

Doutor em música pela Manhattan School of Music, o guitarrista, compositor e arranjador Alexandre Carvalho é considerado pela crítica especializada uma referência da guitarra jazzística no Brasil e nos EUA, onde viveu por muitos anos. Alexandre que já atuou ao lado de importantes nomes do jazz nacional internacional, está lançando seu segundo CD intitulado Rio Joy que se encontra nas plataformas digitais.

No repertório do novo trabalho Alexandre resgata pérolas do Brazilian Jazz revisitando clássicos das obras de JT Meirelles (Samba Jazz) e Luiz Eça (The Dolphin), dois ícones do Beco das Garrafas dos anos 60.  O músico homenageia também o argentino Astor Piazzolla (La Calle 92) e a lenda do jazz Charles Mingus (Duke Ellington´s Sound of Love), além de gravar Armadilha, um samba jazz eletrizante do novato compositor Henrique Alvim. De sua autoria estão três composições inéditas: Rio Joy, Nica´s Mood e Waltz Nova que mesclam elementos do jazz com a música clássica, sempre com um sotaque brasileiro. “Tenho influências de estilos de várias partes do mundo, meu único critério na escolha do repertório é a qualidade da música e não sua nacionalidade. Sou um músico da corrente Third Stream, misturo o jazz com elementos da música de concerto europeia”, explica o músico que se considera universalista.

Ademir Júnior, um dos grandes saxofonistas do Brasil, fez a diferença na participação especial das já citadas músicas Nica´s Mood e na faixa título Rio Joy que foi composta por Alexandre Carvalho ao retornar ao Brasil. Outras importantes participações são de Daniel Castro no baixo acústico e Pedro Almeida na bateria. O guitarrista que também fez os arranjos do seu disco completou seu excelente time com o saxofonista Fernando Trocado, com o baixista Jefferson Lescowich e com o baterista Vitor Vieira.


O primeiro disco da carreira de Alexandre Carvalho, Central Park West, gravado em parceria com o saxofonista Idriss Boudrioua, foi considerado pela crítica do jornal O Globo como um dos melhores do gênero já lançados no Brasil e é verbete do Guia de Jazz em CD pela editora Jorge Zahar. Elogiado por alguns importantes nomes da música nacional e internacional, veja o que dizem Mauro Senise, Léo Gandelman e Jerry Bergonzi sobre o guitarrista e seu novo CD Rio Joy:

Alexandre Carvalho sempre foi um músico extremamente talentoso e com grande base musical teórica. Isso fez com que se destacasse entre os melhores músicos brasileiros. A guitarra é elegante, criativa, original. Seu recente CD, Rio Joy, só confirma o ótimo guitarrista, compositor e arranjador que Alexandre é....para se destacar em qualquer lugar do mundo. Sou fã dele!Mauro Senise – saxofonista e flautista.

Eu tive a oportunidades de tocar durante anos ao lado do Alexandre Carvalho e isso foi para mim um aprendizado e inspiração incrível.  Alexandre é um músico completo. Mistura sofisticação e bom gosto harmônico com uma incrível criatividade. Sua música é sempre repleta de surpresas e emoções renovadas em tempo real, assim como o Rio Joy.”  Léo Gandelman - saxofonista e flautista.

Já conhecia a música de Alexandre Carvalho faz tempo, mas só no último setembro tive a oportunidade de dividir o palco com ele como meu convidado especial em um show. Foi uma gig transcendental. Ele me presenteou com seu novo CD Rio Joy, o qual não paro de ouvir, tamanha qualidade de sua música. Obrigado Alexandre por sua música. Ela é simplesmente maravilhosa”! Jerry Bergonzi, saxofonista.

Um pouco mais sobre Alexandre Carvalho

Alexandre Carvalho tem 55 anos e iniciou sua carreira aos 19, e além de guitarrista, compositor e arranjador, também é educador.

Doutor em música pela Manhattan School of Music, integrou o corpo docente da instituição de 2007 a 2012. Escreve artigos para as revistas Guitar Player e Guitar Class, além de publicar artigos acadêmicos em colóquios e eventos de pesquisa musical avançada. Foi professor e orientador de dezenas de guitarristas profissionais no Brasil e no exterior.

O músico atuou ao lado de importantes  nomes do jazz nacional e internacional como como Danilo Perez, Jeff Andrews, Bob Mintzer, Jerry Bergonzi, Claudio Roditi, Marcio Montarroyos, Mauro Senise, Leo Gandelman, Robertinho Silva, e Pascoal Meirelles, além de fazer parte do quinteto Victor Assis Brasil .

Compositor também de peças eruditas, Alexandre teve algumas de suas obras executadas pelo grupo Música Nova, liderado pela compositora Marisa Rezende, e outras executadas no Panoramas da Música na UFRJ  e no Consertos para Juventude com a apresentação de Tim Rescala.

Atualmente dedica-se ao lançamento do seu disco Rio Joy, ao seu projeto João Bosco e o Jazz - um show idealizado por ele, pelo baterista norte americano Jimmy Duchowny e por João Bosco, com adaptações para o jazz e arranjos de Alexandre, além de participar das gravações do CD de Ed Motta Criterion of the Senses.

CD Rio Joy
Artista: Alexandre Carvalho
Distribuição digital: Tratore – já nas plataformas digitais
CD Físico: produção e distribuição independente, à venda pelo WhatsApp: +5521979281800.
Preço médio: R$20,00


Confira o trabalho de Alexandre Carvalho:

http://www.alexcarvalhoguitar.com/

https://www.facebook.com/alex.carvalho.1253

https://www.youtube.com/watch?v=6IaJnrsp1C0&feature=youtu.be – Rio Joy


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa

Comentários

Divulgue seu lançamento