Música

andre L. R. mendes transforma em valsa a dor e a delícia de ser artista

segunda, 30 de maio de 2022

Compartilhar:

Dando prosseguimento a uma sequência de singles versáteis, o cantor, compositor e instrumentista andre L. R. mendes mostra mais um gostinho de seu próximo disco, “Rimado”. Depois de projetar a jornada do herói em sua última canção, agora o músico baiano fala de outro tipo de narrativa quixotesca: a realidade do artista brasileiro em busca de reconhecimento em “De Segunda Mão”.

Nessa jornada, andre segue construindo uma carreira solo prolífica e atuante. Ao longo de seus últimos oito álbuns, ele vem desenvolvendo uma sonoridade calcada na contação de histórias e nas tradições poéticas e urbanas, onde ritmo e verso ditam a toada de causos e rimas, composições inspiradas desde clássicos literários ao homem comum, sempre unindo a MPB ao folk. Mas “De segunda mão” acaba seguindo o caminho da valsa, em uma entrega melancólica que reflete a realidade de muitos artistas.

"Essa música é a minha favorita do vindouro disco ‘Rimado’. Um tipo de valsa tensa que fala de falta de reciprocidade. Parece ser no amor, mas fala exatamente da falta de reconhecimento que a enorme maioria dos artistas sofre. E num momento em que a música é uma das coisas que menos importa no music business e na volátil velocidade dos likes das redes, essa triste verdade é ainda mais gritante. Um país é criado, recriado e registrado por suas obras artísticas. Um viva aos artistas tantas vezes quixotescos e aos que tem atenção e paladar pra arte que corre à margem do mercado”, saúda.

Foto de Cintia M

O single se une aos demais já revelados do álbum “Rimado”. Este será o nono trabalho de estúdio de andre em sua carreira solo. O músico de Salvador tem uma longa trajetória desde os anos 90 que conta ainda com um EP, uma coletânea e uma série de singles. Foi integrante da banda Maria Bacana, revelação nos anos 90 e que fazia parte do casting do selo Rock It! de Dado Villa-Lobos. Com o fim do grupo, se voltou para se reinventar artisticamente, deixar o rock de lado e abraçar uma musicalidade mais leve e depurada, próxima da MPB com cuidado ao formato canção. Seu último álbum é “O Rei dos Animais”, de 2021.

Assim como em boa parte de sua carreira solo, andre cuida de todo o processo criativo, da composição à capa do álbum, cantando, tocando, produzindo e fazendo videoclipes enquanto planeja os próximos projetos. Assim como as canções do novo disco já lançadas “Beatriz”, “O Samba do Homem Comum”, “Beleza Baiana”, “Peixe Pequeno” e “A Vida do Herói”, “De segunda mão” está disponível nas plataformas de música.


Enviado por Build Up Media


Comentários

Divulgue seu lançamento