Música

Antonio Adolfo lança CD 'Octet and Originals'

segunda, 19 de setembro de 2022

Compartilhar:

O pianista, compositor e arranjador carioca Antonio Adolfo, com mais de cinco décadas de carreira, reconhecido internacionalmente como uma personalidade do jazz latino, está lançando digitalmente e em formato físico o CD "Octet and Originals(selo AAM Music/Spotify; Deezer; iTunes e outras), no qual volta ao repertório próprio. Entre inéditas como Boogie Baião e Toada Moderna, mostra músicas consagradas como Teletema e Pretty World, que é a versão em inglês de sua Sá Marina, sucesso internacional, gravada, entre outros, por Stevie Wonder.

O álbum intitulado "Octet and Originals" destaca não apenas suas composições, mas também a banda estelar, como Adolfo diz: “Não há nada melhor do que poder contar com um grupo de músicos maravilhosos que gravaram nos meus projetos recentes. Todos excelentes, e a eles também dedico esse trabalho.” Esse 'octeto' é formado, além dele, no piano e arranjos, por Ricardo Silveira (guitarra), Rafael Barata (bateria), Jorge Helder (baixo), Jessé Sadoc (trompete, flugelhorn), Rafael Rocha (trombone), Danilo Sinna (sax alto) e Marcelo Martins (sax tenor, flauta).

Um detalhe: embora muitas vezes inclua suas composições em seus álbuns, Adolfo agora gravou um disco que contém apenas suas músicas. Ou seja, apesar de várias dessas obras terem aparecido em outras gravações, Antonio as reimaginou para este trabalho. Com isso, "Octet and Originals" é uma boa vitrine para o talento da escrita de um artista sobre quem o crítico de jazz Travis Rogers diz: “Não me canso de ouvir Antonio Adolfo. Cada álbum/música que ele lança é um tesouro. Adolfo não é apenas um brilhante compositor e pianista, é também um arranjador sem igual.” 

As faixas apresentam a diversidade criativa de Adolfo. Boogie Baião mixa o boogie americano com a atmosfera nordestina do baião. Minor Chord, que tem introdução em estilo 'bossa', é formada apenas de acordes menores com baixos que “passeiam” ao longo da música, criando um ótimo clima para improvisação. Pretty World (ou Sá Marina) é um sucesso internacional gravado por Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh e outros. A letra original é de Tibério Gaspar, mas Sérgio Mendes pediu a Alan Bergman e Marilyn Bergman para escreverem a versão em inglês, e a gravou em 1969 com seu grupo Brazil '66.

Adolfo é reconhecido internacionalmente como um mestre do jazz brasileiro. Influenciado pelo bebop, soul e jazz da Costa Oeste dos EUA, mas com raiz nos estilos suingados do Brasil, sua música tem uma 'opulência polida' que é exclusivamente sua. Em "Octet and Originals" a atmosfera é cool, romântica e suingada, com reviravoltas inesperadas que mantêm o espírito sempre renovado.

Antonio Adolfo começou a estudar música na infância. Em 1963 montou o Trio 3D, que acompanhou diversos artistas. Atuou como compositor em importantes festivais e trilhas de novelas, obtendo sucesso com Sá Marina e Teletema, entre outras. Vive entre Brasil e Exterior desde os anos 1970, e estudou música nos Estados Unidos e Europa.

Na década de 70 tem atitude pioneira que hoje é padrão na nossa música: a gravação e  distribuição independente de discos. Seu LP "Feito em Casa" (1977) teve todas as etapas assumidas por ele, desde a gravação até a venda em lojas.

Além de trabalhar com alguns dos nomes mais icônicos da música brasileira, Adolfo também é educador, ensinando música, em todo o mundo. Em 1985, criou sua própria escola no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo. Também escreveu uma dezena de livros sobre piano, harmonia e música brasileira. 

Tem gravado discos solo com frequência, entre trabalhos autorais e CDs dedicados a compositores como Jobim Forever (2021), com a obra de Tom Jobim (1927 – 1994). Alguns desses discos foram indicados ao Grammy Latino, como Rio Choro Jazz... (2014), Tropical Infinito (2018) e Hybrido – from Rio to Wayne Shorter, (2018), este último também ao Grammy (2018) como Melhor Álbum de Latin Jazz.

 

Encaminhado por Tambores Comunicações


Comentários

Divulgue seu lançamento