Antonio Adolfo Octeto - Show "Bossa 65" dia 03/11

sexta, 27 de outubro de 2023

Compartilhar:

Pianista e compositor Antonio Adolfo lança CD "Bossa 65: Celebrando Carlos Lyra e Roberto Menescal", com super-banda, no Blue Note Rio, dia 03/11, em duas sessões

"Qual o segredo da permanência da bossa, a despeito da devastadora antropofagia de sua terra natal? Adolfo dá a resposta em 'Bossa 65', onde aborda com diversas e revigorantes concepções, a obra de dois pilares da bossa. Adolfo não é turista no tema: foi um dos luminares da era piano-baixobateria da bossa com seu Trio 3D" - Tárik de Souza (site AmaJazz) 

Reconhecido internacionalmente como personalidade do jazz latino, o pianista, compositor e arranjador carioca Antonio Adolfo, comemora 60 anos de carreira com o show inédito, para lançar o CD "Bossa 65: Celebrando Carlos Lyra e Roberto Menescal", em 03/11, sexta, em duas sessões no Blue Note Rio. No show - homônimo do último álbum "Bossa 65 - Celebrating Carlos Lyra and Roberto Menescal" (selo AAM Music/Spotify; Deezer; iTunes e outras) - Antonio Adolfo conta com sete da lista dos maiores músicos do Brasil: Lula Galvão (guitarra), Jorge Helder (contrabaixo), Rafael Barata (bateria), Jesse Sadoc (trompete e flugelhorn), Danilo Sinna (sax alto), Marcelo Martins (sax tenor e flauta) e Rafael Rocha (trombone), formando seu octeto em homenagem aos 65 anos da Bossa Nova.

O repertório é o mesmo do premiado álbum "Bossa 65 - Celebrating...", lançado em maio de 2023 no Brasil e no mundo, inclusive no formato físico, com enorme sucesso de crítica e execução em rádios especializadas em jazz, ao redor do mundo. Inclui standards dos dois bossa-novistas como "O Barquinho" (Menescal/Bôscoli) e "Coisa Mais Linda" (Lyra/Vinicius de Moraes), "Bye Bye Brasil" (Menescal/Chico Buarque), "Marcha da Quarta-feira de Cinzas" (Lyra/Vinicius), além pérolas do lado B como "Tetê" (Menescal/Bôscoli) e "Sabe Você" (Lyra/Vinicius).

"Decidi focar olhos, ouvidos e alma na música desses dois. Lyra, além de meu padrinho musical, é um dos melhores melodistas que temos. Merece ter sua música pesquisada por gente do mundo todo. Foi um dos grandes parceiros de Vinicius de Moraes. Sem contar, que um de meus primeiros trabalhos foi como pianista no musical "Pobre Menina Rica", dele e de Vinicius (1963/64). Menescal, em parceria com Ronaldo Bôscoli, criou algumas das jóias da BN como "O Barquinho" e "Nós e o Mar". Também foi outro com quem trabalhei, inclusive gravamos os álbuns "Elis in London" e "Elis and Toots Thielemans (Aquarela do Brasil)", na Europa em 1969. Nos anos 1970, quando Menescal se tornou diretor artístico da gravadora Polygram, também tivemos a chance de trabalhar em vários projetos", ressalta Adolfo, finalizando: “Eu mesmo escolhi o dia 3 de novembro, em meio ao feriadão, para lançar esse CD no Blue Note Rio, porque consegui reunir os sete músicos que participaram do CD no palco, um milagre, assim a festa estará completa!"

A presença de Roberto Menescal na platéia está confirmada, quem sabe o compositor homenageado não dê uma canja também?

Serviço
ANTONIO ADOLFO OCTETO - BOSSA 65: CELEBRANDO CARLOS LYRA E ROBERTO MENESCAL
Data: 03 de novembro de 2023 (Sexta-feira)
Abertura do portão: 20:00
Início Do Evento: 20:00
Local: Blue Note Rio
Endereço: Av. Atlantica, 1910 - Copacabana
Gênero: Teatro, MPB, Musical, Concerto Musical
Classificação: Livre
Valores: entre R$ 90,00 e R$ 240,00

Adquira seu ingresso aqui

Bio
Antonio Adolfo
começou a estudar música na infância. Em 1963 montou o Trio 3D, que acompanhou diversos artistas. Atuou como compositor em importantes festivais e trilhas de novelas, obtendo sucesso com "Sá Marina" e "Teletema", entre outras. Vive entre Brasil e Exterior desde os anos 1970, e estudou música nos Estados Unidos e Europa. Na década de 70 tem atitude pioneira que hoje é padrão na nossa música: a gravação e distribuição independente de discos. Seu LP "Feito em Casa" (1977) teve todas as etapas assumidas por ele, desde a gravação até a venda em lojas. Além de trabalhar com alguns dos nomes mais icônicos da música brasileira, Adolfo também é educador, ensinando música, em todo o mundo. Em 1985, criou sua própria escola no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo.Também escreveu uma dezena de livros sobre piano, harmonia e música brasileira. Tem gravado discos solo com freqüência, entre trabalhos autorais e CDs dedicados a compositores como "Jobim Forever" (2021), com a obra de Tom Jobim (1927 – 1994). Alguns desses discos foram indicados ao Grammy Latino, como "Rio, Choro, Jazz..." (2014), "Tropical Infinito" (2016) e "Hybrido – from Rio to Wayne Shorter" (2018), este último também ao Grammy (2018) como Melhor Álbum de Latin Jazz.

Encaminhado por Tambores Comunicação - Assessoria de Imprensa


Comentários

Divulgue seu lançamento