Após hiato de 38 anos, Roberto Riberti lança “Estrela é o samba”
O novo álbum “Estrela é o samba” traz Roberto Riberti de volta, como um bem guardado segredo de São Paulo. O compositor apresenta, depois de um hiato de 38 anos, sambas em parceria com grandes nomes do gênero, como Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho e Paulo Vanzolini, gravados entre 2012 e 2023.
Entre 1977 e 1986, Riberti lançou quatro discos, foi gravado por gente como MPB4, Elza Soares, Beth Carvalho, Quarteto em Cy, Marcia, Eliete Negreiros e Leila Pinheiro, e teve música até em novela das oito da TV Globo (“Passageiro”, na trilha sonora de “Os gigantes”).
Nesses 38 anos, Riberti se afastou da música, mas não da composição. Nos últimos anos,aos poucos foi gravando um álbum de seus sambas - o primeiro só de sambas - recheado de participações especiais de velhos ídolos e parceiros. “Estrela é o samba” é, na verdade, uma procura do samba feita por Roberti dentro de sua obra e por sua cidade, São Paulo. Como ele mesmo diz: “No Rio, o samba é cultuado em seus redutos, é mais fácil de achar; em São Paulo ele se dilui pela cidade imensa”.
No álbum, há músicas e gravações inéditas, entre elas três sambas fruto da parceria com Elton Medeiros, o clássico “Estrela” (letra de Riberti e melodia de Elton e Eduardo Gudin) até então nunca gravado por Riberti, e “Imensidade” e “Pobre amor” (melodias de Elton Medeiros e letras de Riberti), sendo dois deles com a participação de Elton Medeiros; “Túmulo do Samba”, com participação do saudoso Germano Mathias; “Todo mundo me diz” (melodia de Riberti e letra de Paulo Vanzolini escrita na década de 40, com arranjos do Magro), com participação do MPB4; e Euforia (letra de Riberti e melodia de Nelson Cavaquinho e Eduardo Gudin), pela primeira vez gravada pelo autor.
Ficha técnica - "Estrela é o Samba"
Produzido por Roberto Riberti e Janja Gomes
Direção artística: Roberto Riberti
Engenheiro de som: Janja Gomes
Gravado nos estúdios Samba Records e Estúdio Medusa
Mixado por Roberto Riberti, Janja Gomes, Lucas Faria e Arthur Doca, no Estúdio Medusa, São Paulo
Masterização: Homero Lotito, São Paulo
Produção executiva: Flor Copola
Distribuição digital Tratore