Supersônicas

Arraial da Pavulagem em livro/CD

segunda, 15 de maio de 2017

Compartilhar:

Grupo musical criado em Belém, no final dos anos 80, o Arraial da Pavulagem celebra 30 anos com um livro/CD editado pela Natura Musical.

“Arraial da Pavulagem – Livro de Músicas - songbook” reúne 42 composições de Junior Soares e Ronaldo Silva, os fundadores do grupo, selecionadas a partir dos discos gravados pela banda.

Foram eles: “Gente da nossa terra” (1995), “Sotaque do reggae boi” (1996), “Arrastão do Pavulagem” (2001), “Folias do Marajó” (2002), “Arraial do Pavulagem ao vivo” (2003), “Música do litoral norte” (2004), “Rota da estrela” (2005) e “Céu da Camboinha” (2013).

Bilíngüe, a publicação de 128 páginas inclui partituras e cifras e um CD encartado de 19 faixas, e traz um roteiro musical com introduções sobre os ritmos praticados.

Alguns deles: “Xote Bragantino”, disseminado pelo país, originário dos salões europeus, “Marabaixo”, tradicional dos quilombos e símbolo da cultura do Amapá; “Samba de Cacete”, de origem africana, envolve dança, ritmo e canto; “Toada de Boi Bumbá”, manifestação cultural que ocorre em Belém do Pará, nos domingos de junho; “Carimbó”, ritmo e dança do Pará reconhecida como Patrimônio Cultural; “Bangüê”, originário das comunidades quilombolas do Baixo Tocantins; “Chula Marajoara”, samba chulado de melodia complexa e extensa, cultivado na Ilha de Marajó em regiões onde se instalaram negros escravizados.

“Cancioneiro popular transcrito em partituras, leque musical inspirado no imaginário amazônico e no cotidiano ribeirinho da floresta, feito com carinho e a muitas mãos, a favor da história cultural, pensamento coletivo, memória oral, expressão e evolução da humanidade no planeta”, descreveu Ronaldo Silva no texto de apresentação. 

Comentários

Divulgue seu lançamento