Música

Arthus Fochi convida Duda Brack para cantar em Guarany uma metáfora sobre neocolonialismo

sexta, 28 de setembro de 2018

Compartilhar:

O projeto Ano Sabático, que traz encontros do cantor e compositor Arthus Fochi ao lado de seus parceiros musicais, chega à sexta edição. Dessa vez, ele se une a Duda Brack no single “Tesouros Artificiais”, lançado pelo selo Cantores del Mundo e já disponível em vídeo e nas principais plataformas de streaming.

Unindo a estética latina presente no trabalho solo de Fochi às raízes da música brasileira na carreira de Duda Brack, a nova canção nasce de um encontro inusitado. Misturando o Português com o Guarani, Arthus coloca em pauta uma discussão vigente: o colonialismo.  Musicalmente, a composição também surge desses encontros - em meio ao groove moderno e pop, está o charango, instrumento andino e folclórico.

“O colonialismo não é mais discutido como algo pungente e severamente condicionante, o mundo globalizado trouxe uma espécie de cortina para nossa reflexão a respeito do colonialismo. A letra desta canção pode ser também uma metáfora de um fim de relacionamento, é bem direta, como se estivéssemos vendo o encontro entre Europeus e Pré-colombianos numa narrativa ficcional. Essa cortina só disfarça a nova roupagem dada ao colonialismo, e isso, no que diz respeito ao comportamento (racismo, autoritarismo, etc), é muito presente no dia-a-dia da América Latina. Como diria Boaventura de Sousa, ‘A grande armadilha do colonialismo insidioso é dar a impressão de um regresso, quando o que regressa nunca deixou de estar’”, reflete Fochi.

Em 2017, Arthus lançou o álbum “Suvaco do Mundo”, que atesta a sua habilidade enquanto letrista e intérprete, tanto no violão quanto no vocal. Desde 2007, ele investiga sons e ritmos sul-americanos efetuados em residências artísticas em vários países. Essa busca ganhou contornos profissionais com Cantores del Mundo, selo cedido a ele em 2015 por Tita Parra, neta da folclorista icônica Violeta Parra. Hoje, a gravadora é gerida por Fochi com o produtor musical Guilherme Marques, e estende sua atuação por meio de parcerias no Uruguai, Argentina e Venezuela. Em Ano Sabático, a ideia é lançar canções ao lado de nomes conhecidos da música brasileira e de outros países da América Latina.

Após gravar com as revelações da música brasileira Júlia Vargas, Juliana Linhares, Chico Chico e Ana Frango Elétrico e do cantor venezuelano José Delgado, Arthus Fochi completa a trinca do elogiado espetáculo “Iara Ira” ao receber Brack, que divide o palco com Vargas e Linhares.

Ouça “Negra Mata” com Júlia Vargas.

Ouça “Fidel Castro Não Morreu” com Chico Chico.

Ouça “Ronda na Mata” com José Delgado.

Ouça “Águas Pluviais” com Ana Frango Elétrico.

Ouça “Escopa” com Juliana Linhares.

“Não lembro exatamente onde conheci a Duda, mas sempre estivemos próximos da galera do selo Porangareté, e isso nos aproximou também, compartilharmos a mesma cena. Agora estamos já pensando em novos projetos. Ela se descobriu compositora também, o que aproxima mais ainda nós dois. Adoro fazer novas parcerias e a Duda é daqueles espíritos que vale a pena ter por perto sempre”, revela Arthus.

Ainda em clima de colaborações, o compositor assina a letra com Lorena Pipa e assume voz e charango. Guilherme Marques toca baixo, synth e teclas, enquanto Gabriel Barbosa fica a cargo da bateria.

O vídeo para “Tesouros Artificiais” foi dirigido por João F. Maciel e Cavanha Filmes; a mixagem e masterização ficaram por conta do Estúdio Frigideira e Gui Marques. 

Assista “Tesouros Artificiais”





Ficha Técnica:
Arthus Fochi (voz e charango)
Duda Brack (Participação especial)
Guilherme Marques (Baixo, synth e teclas)
Gabriel Barbosa (Bateria)



Letra: Tesouros artificiais (Arthus Fochi/ Lorena Pipa)


Che retã che itaju   
Volte praquele navio
e não venha mais 
Vá pra terra que o pariu
Não quero saber
dos teus tesouros artificiais
Quando eu cruzar o rio
não te deverei o cais
Jamais um espelho
valerá o esquecimento
dos meus ancestrais


Encaminhado por: Build Up Media
Fonte da imagem: foto divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento