Supersônicas

As Bahias e a Cozinha Mineira

Disco Mulher

Quarta, 22 de março de 2017

Compartilhar:

Em lânguida atmosfera jazzística, depois invadida pelo samba, “Apologia das Virgens Mães”, lançada em clipe dirigido por Jaloo, evoca mulheres vitimadas ao longo da história. 

A faixa é do disco “Mulher” (Independente), do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, lideradas pelas transexuais cantoras e compositoras Raquel Virginia, paulistana e Assucena Assucena, baiana.

 À rente de um quinteto instrumental comandado pelo músico Rafael Acerbi, Raquel e Assucena trafegam do xote (“Esperança no Cafundó”) ao maracatu (“Lavadeira água”), os tambores do afoxé (“Mãe menininha do Gantois”) e o samba intimista palmilhado por tamborim (“Ó lua”). 

Ou ainda a bossa marcada no violão, cuica e piano (“Fumaça”) e o coco/reggae prefaciado por berimbau (“Comida forte”). Sob pontuação eletrônica, a retirante “Josefa Maria” (“São Paulo era Belém/ veio seguindo Jesus/ nordestina, filha da Paraíba/ e seu filho no trilho da seca paulistana”) ateia encruzilhadas na miscigenação estética proposta pelo grupo, que debuta instigante, independente da atenção despertada pelo impacto transgênero de suas solistas.

Divulgue seu lançamento