Em lânguida atmosfera jazzística, depois invadida pelo samba, “Apologia das Virgens Mães”, lançada em clipe dirigido por Jaloo, evoca mulheres vitimadas ao longo da história.
A faixa é do disco “Mulher” (Independente), do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, lideradas pelas transexuais cantoras e compositoras Raquel Virginia, paulistana e Assucena Assucena, baiana.
À rente de um quinteto instrumental comandado pelo músico Rafael Acerbi, Raquel e Assucena trafegam do xote (“Esperança no Cafundó”) ao maracatu (“Lavadeira água”), os tambores do afoxé (“Mãe menininha do Gantois”) e o samba intimista palmilhado por tamborim (“Ó lua”).
Ou ainda a bossa marcada no violão, cuica e piano (“Fumaça”) e o coco/reggae prefaciado por berimbau (“Comida forte”). Sob pontuação eletrônica, a retirante “Josefa Maria” (“São Paulo era Belém/ veio seguindo Jesus/ nordestina, filha da Paraíba/ e seu filho no trilho da seca paulistana”) ateia encruzilhadas na miscigenação estética proposta pelo grupo, que debuta instigante, independente da atenção despertada pelo impacto transgênero de suas solistas.