Faixa a Faixa

As fugas e pontes de Tamara Franklin

sexta, 01 de janeiro de 2021

Compartilhar:

Antes de qualquer coisa, é um prazer enorme trazer o podcast Faixa a Faixa para o IMMuB e, de forma modesta, contribuir nesta missão nobre que é preservar a música brasileira. E quem abre nossa coluna é Tamara Franklin, cantora, compositora, mulher, negra, mineira e rapper. Seu segundo álbum, "Fugio – Rotas de Fuga pro Aquilombamento", traça um roteiro de identidade e resistência, de imersão na ancestralidade africana sem perder a contemporaneidade.

Unindo a linguagem hip hop a típicas onoridades afro-brasileiras como a congada de Minas Gerais, o ijexá baiano e o samba carioca, Tamara constrói pontes de entendimento do povo negro com sue passado, presente e futuro. A temática da mulher e sua afirmação e empoderamento também são latentes neste excelente trabalho que rompe limitações melódicas impostas pelas métricas da poesia cantada dos rappers.

“Fugio” tem a produção de Chico Neves, um mago dos estúdios e que se dedica hoje em seu estúdio em Minas, a garimpar e lapidar as novas joias das Geraes, um ouro musical que merece ser ouvido. “Fugio – Rotas de Fufa pro Aquilombamento” foi, para mim, um dos álbuns mais interessantes de 2020.

E neste episódio do podcast, a jovem Tamara Franklin comenta, uma a uma, todas as faixas do “Fugio – Rotas de Fufa pro Aquilombamento”. Ouça no Spotify, no Deezer, na Anchor e na CastBox

Boa audição a todos!

Affonso Nunes 

Comentários

Divulgue seu lançamento