MPB com tudo dentro

As primeiras trilhas de novelas

quarta, 25 de julho de 2018

Compartilhar:

As novelas são velhas conhecidas dos amantes da TV, por isso hoje, Rodrigo Faour traz o tema todo voltado para as telenovelas e as primeiras trilhas que compunham as mesmas.

No início, as rádios prendiam a atenção dos seus ouvintes com suas novelas em áudios, com o passar do tempo, a TV dominou os meios de comunicação e as novelas ganharam um novo elemento: as imagens. Com os aprimoramentos das técnicas televisivas, as novelas necessitavam de algo a mais para tornar a aproximação com o público mais real, por isso as trilhas sonoras, que traziam a emoção e enfatizavam a dramatização dos artistas, vieram com força total no início dos anos 60.

Nos primórdios das trilhas sonoras, um determinado cantor gravava as músicas tema para as novelas. No decorrer dos anos as superproduções vieram à tona e grandes compositores começaram a gravar músicas para as novelas. A primeira novela a ter uma música que ficou estourada nas paradas de sucesso foi “Véu de Noiva”, onde a música “Teletema”, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, ganhou um destaque tão forte que virou referência quando o assunto era trilha sonora.

A dupla de compositores Antonio Carlos e Jocafi fez sucesso e era um dos nomes mais cotados para a elaboração das trilhas. Outra dupla de peso foi Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, pois tinham composições de grande audiência nas paradas de sucesso. A partir de 72, a rede de televisão começou a fazer trilhas especialmente para as novelas, onde chamavam um compositor para fazer uma trilha inteira dedicada à mesma, como é o caso de “O Bem Amado”, novela de grande sucesso na TV Globo, por ter sido a primeira novela em cores, e com composições inteiras de Toquinho e Vinicius de Moraes.

Faour conta um pouco mais sobre as trilhas sonoras, como a da novela “Minha doce namorada”, que deu origem ao apelido de Regina Duarte como "a namoradinha do Brasil", além de revelar grandes sucessos como a música “Você abusou”, de Antônio Carlos e Jocafi e interpretações do grande cantor romântico como Moacyr Franco em “A rosa”.

Essa foi a primeira parte do tema das trilhas sonoras em novelas. Na próxima semana, Rodrigo Faour trará mais novidades do mundo da música nas novelas. Fique por dentro assistindo o vídeo abaixo!



Comentários

Divulgue seu lançamento