Supersônicas

Batucada, história e memória do samba na roda de Yvison Pessoa e Nei Lopes

por Tárik de Souza

sexta, 27 de outubro de 2017

Compartilhar:

Ex-integrante do paulistano Quinteto em Branco e Preto, Yvison Pessoa convida o compositor e historiador carioca Nei Lopes para uma batucada no SESC Ipiranga, na zona leste da cidade, no próximo domingo, dia 29.

Líder do Instituto de Tradição e Memória do Samba de São Mateus, Yvison promove a batucada, também conhecida como samba de terreiro (“cabula, samba chula, partido alto e samba de roda são variações do gênero, de influencia afro brasileira, com toques oriundos do candomblé”), como instrumento ideológico, social e cultural, antes do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.  A ideia desde o início era abrir espaço para cantores e compositores da comunidade. Já passaram pelas rodas, Carlão do Peruche, Dadinho, Duda Ribeiro, Graça Braga, Yara Rocha e Zé Luiz do Império Serrano.

A imagem pode conter: 1 pessoa, chapéu
Crédito: Matheus Silva


Em sua trajetória artística, Yvison já se apresentou com Beth Carvalho, João Nogueira, Wilson Moreira, Dona Ivone Lara, Seu Jorge, Maria Rita, coordenou workshops sobre o samba na América do Sul, Estados Unidos, Europa. Também mostrou sua arte no Festival de Montreux, Suíça, em Soweto, África do Sul, Quito, Peru, e no Harlem, em Nova Iorque. Tocou em SP com a Filarmônica Afro Brasileira, a Orquestra Jazz Sinfônica, Sinfonia Paulistana e Orquestra Brasileira, sob regência dos maestros Nailor Proveta e Branco.


Fonte da Imagem: http://bit.ly/2liFnms 


Comentários

Divulgue seu lançamento