Música

Beba Trio mostra sua fusão de ritmos brasileiros e latinos com jazz em novo álbum

quarta, 07 de dezembro de 2022

Compartilhar:

A pandemia também fez artistas se adaptarem e procurarem outras formas de manifestação. O grupo paulista Beba Trio dá um exemplo disso com o lançamento de seu primeiro CD, Beba Trio & Convidados (Tratore/plataformas digitais). No projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc, o grupo, que é formado por Beba Zanettini (piano, composições e arranjos); Victor Kutlak (contrabaixo) e Gudino Miranda (bateria), fez uma série de 'Lives' no estúdio paulista Arsis, gerando o material que virou CD.

As 'Lives', feitas numa rede social, traz composições dos integrantes, como "Vagalumeando" e "Chorando em 3", de Beba Zanettini, e "Sambareia", de Victor Kutlak, além de uma versão para "April Child", de Moacir Santos e Ney Lopes. O álbum conta as participações de Edu Paes (guitarra), Paulo Oliveira (flauta e sax) e Gustavo Godoy (percussão), os "Convidados" do título. A produção é da agência Belic Arte.Cultura.

Vídeo Beba Trio & Convidados - Música "Chacarera dos Esquecidos" (Beba Zanettini)


O Beba Trio surgiu em 2020, de uma idéia do pianista Beba Zanettini, de misturar ritmos brasileiros, como samba e baião, a elementos da música latino-americana e caribenha, sem esquecer o jazz e pop. Nisso, Beba cruzou com o baixista Victor e o baterista Gudino, que foram seus alunos no curso de Faculdade de Música, e descobriu o quanto tinham de afinidade. O lance deu tão certo, que logo foram contemplados pela Lei Aldir Blanc, em 2021, e puderam pensar em além de apresentar a série de seis 'Lives', registrar o material para disco.

Em 2022, o Beba Trio fez sua primeira turnê internacional, passando por Portugal e Alemanha. Fez parte da programação musical do FITA (Festival Inter. de Teatro do Alentejo), em Beja e tocou no Salão Brazil, de Coimbra, em Portugal. Se apresentou na Embaixada do Brasil (em Berlim); Festival Guten Morgen (Eberswalde); e no evento Berlin Drum Days (Noisy Rooms), todos na Alemanha.

Beba comenta o trabalho do grupo citando as músicas registradas no CD: "Nós temos desde um choro em 3 tempos, que não é muito usual, como o 'Chorando em 3', até 'Chacarera dos Esquecidos', que é uma chacarera, ritmo argentino com molho brazuca; passando por 'Balbúrdia', uma mistura contemporânea, que traz 'improvisação livre' e ijexá; 'Giro' uma balada jazzística, além de nossa homenagem a Moacyr Santos e Ney Lopes, na versão de 'April Child', que virou um samba/bossa".

Beba Zanettini é formado pela UNESP e tem Pós-graduação em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (SP). Integrou os grupos Café Jam e Aquilo Del Nisso. Tem vários CDs solo, entre eles Beba Música! (2009), que tem participação de Vânia Bastos e Luciana Souza. Participou de shows e discos de Dominguinhos, Alzira E.,Jaques Morelenbaum e Guinga.

Victor Kutlak é pós-graduado em Música Popular e bacharel em baixo elétrico pela Faculdades Metropolitanas Unidas/SP.

Gudino Miranda é Bacharel em Bateria pela Faculdades Metropolitanas Unidas/SP. Seu primeiro contato com percussão foi ainda criança, na tradicional Escola de Samba paulista Rosas de Ouro. Cedo começou os estudos de bateria numa escola que é referência na América Latina, a EM&T, onde formou-se sob orientação do prof. Giba Favery.


Encaminhado por Tambores Comunicações


Comentários

Divulgue seu lançamento