Bip Bip 50 anos - O Carnaval de Pixinguinha com o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno

quarta, 05 de setembro de 2018

Compartilhar:

BIP BIP 50 ANOS

Show “O Carnaval de Pixinguinha” (homenagem aos 120 anos de Pixinguinha) com o Rancho Carnavalesco Flor do Sereno. Show de Abertura – Bip Bip Canta Elton Medeiros, com Alice Passos, Marina Iris e Tomaz Miranda. Dia 08 de setembro de 2018 – 20h na Sala Baden Powell. Nesse segundo show da série O Rancho Carnavalesco Flor do Sereno apresenta o show “O Carnaval de Pixinguinha”.


RANCHO CARNAVALESCO FLOR DO SERENO

O Rancho Carnavalesco Flor do Sereno foi fundado em abril de 2000, tendo como mentor o compositor Elton Medeiros e como diretores um grupo de músicos, artistas, jornalistas e professores, frequentadores do bar BipBip em Copacabana e interessados em reviver e renovar a tradição musical dos ranchos carnavalescos do início do século XX. Os ranchos foram riquíssimas agremiações musicais, precursores das escolas de samba, que tiveram como colaboradores compositores e músicos do porte de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Bonfiglio de Oliveira, entre outros.


O CARNAVAL DE PIXINGUINHA (HOMENAGEM AOS 120 ANOS DE PIXINGUINHA)

Dentre as múltiplas facetas de Pixinguinha, é provável que a de arranjador seja a menos prestigiada – ele é certamente mais celebrado como o compositor de alguns dos maiores clássicos da música brasileira ou como um intérprete virtuoso, tanto na flauta como no saxofone.

Os arranjos de Pixinguinha, porém, foram absolutamente decisivos na consolidação da música popular tal como conhecemos hoje. Tendo trabalhado intensamente na indústria fonográfica e no rádio, a partir da década de 30, Pixinguinha deu formato à sonoridade do samba e da marchinha de carnaval, trazendo para os estúdios de gravação sua experiência como diretor de ranchos carnavalescos – agremiações precursoras das escolas de samba. Em dezenas arranjos para estrelas da música da época, como Francisco Alves, Mário Reis, Carmen Miranda ou Silvio Caldas, Pixinguinha desenvolveu uma assinatura inconfundível, trazendo a percussão dos morros para o centro da escuta, criando introduções e intermezzos que muitas vezes se tornavam mais famosas que os próprios temas, ilustrando musicalmente o que era cantado nas letras em uma coleção de sofisticados efeitos orquestrais.

“O Carnaval de Pixinguinha” revive essa produção genial através de alguns dos arranjos originais, escritos pelo mestre e publicados em 2014 pelo Instituto Moreira Salles (guardião do Acervo Pixinguinha). No repertório, polcas, maxixes, tangos brasileiros, sambas e marchinhas de carnaval, que mostrarão como a verve de Pixinguinha segue viva e mais atual do que nunca em nossa música.


SERVIÇO

Evento: BIP BIP 50 ANOS - O CARNAVAL DE PIXINGUINHA COM O RANCHO CARNAVALESCO FLOR DO SERENO
Gênero: Música | Samba, Chorinho e MPB
Data: 08 - Sábado
Horário: 20h
Local: Sala Municipal Baden Powell - Endereço: Avenida N. Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana – Telefones: (21) 2547-9147 / (21) 98675-4222
Valor do Ingresso: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)
Local de venda: Ingressos à venda na bilheteria do teatro de 4ª a domingo das 14h30 às 21h ou pela internet na plataforma da Ticketmais
Cartões de Débito: Não
Classificação: 16 anos
Duração: 90min
Acessibilidade: Sim
Estacionamento: Não
Lotação: 469 lugares


Encaminhado por: Assessoria de Imprensa Sala Municipal Baden Powell
Fonte das imagens: Divulgação

Comentários

Divulgue seu lançamento