Música

Bossa Nova: O Ritmo, a Melodia, a Letra

Capítulo 2 da série especial BOSSA NOVA

sábado, 08 de setembro de 2018

Compartilhar:

O RITMO

A batida do violão. A bateria.

Nesse setor, a Bossa Nova se caracterizou definitivamente, apresentando uma nova modalidade de execução tanto no violão, como na bateria.

A batida do violão que talvez se deva a João Gilberto, apresentou um balanço totalmente diferente da maneira que se tocava violão até então.

Foi uma nova escola, a maneira de se tocar Bossa Nova na bateria. O samba era tocado geralmente, por um grupo de instrumentos de percussão: pandeiro, tamborins, cuíca, afochê, agogô, etc. E quando a bateria tocava sozinha procurava dar a sensação desses instrumentos todos, tocando ao mesmo tempo. A batida da Bossa Nova simplificou isso, tudo. Tornou-se mais suave, numa combinação de bumbo, caixa, pratos e aro da caixa. Junto com a batida do violão, provocava um balanço jamais ouvido em nossa música. E fez mais tarde, pela sua simplicidade, ser de fácil reprodução no exterior, onde antes com pandeiros, tamborins, cuícas (instrumentos que só brasileiros podem tocar) era impossível de reproduzir.

A MELODIA

A chamada linha melódica, também sofreu uma transformação radical. A melodia passou a ser mais dependente de sequências harmônicas novas, e por conseguinte, o fraseamento melódico caminhou para outras direções.

Um exemplo típico é o samba “Desafinado”, onde a música de Tom Jobim, habilmente manipulada entre acordes correlatos, e perfeitamente lógicos em sua sequência, procuram dar a impressão no sentido da letra, onde propositadamente a melodia às vezes, dá a “impressão de desafinação” estando, no entanto, para quem conhece um pouco de música e de harmonia, em perfeita sequência melódica. 

A LETRA

A letra, na Bossa Nova, passou a refletir um estado de espírito mais positivo, mais feliz. O amor passou a ser descrito de uma maneira diferente. A presença de Vinícius de Moraes marcou uma contribuição das mais importantes. O poeta se identificou inteiramente com a Bossa Nova e, junto com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e outros, nos deixou poemas musicais que marcaram a verdadeira poesia na nossa música.

O cenário da Zona Sul do Rio passou a ser forte motivação para as letras. O mar, o barco, a manhã, a garota da praia, todos esses motivos tornaram-se temas indispensáveis na letra da Bossa Nova.

Alguns exemplos típicos de frases de Bossa Nova:

“Fotografei Você Na Minha Roley-Flex...” (Newton Mendonça) “Um Cantinho e Um Violão.”

“Este Amor e Uma Canção...” (Tom Jobim) “É sol, É sal, É sul...” (Ronaldo Bôscoli) “Olha Que Coisa Mais Linda, Mais Cheia de Graça...” (Vinícius de Morais).

ALOYSIO DE OLIVEIRA


Nota: "Este depoimento sobre 'Bossa-Nova' não tem nenhuma intensão de ser nformativo didático sobre o assunto. Ele é somente um panorama visto com os meus olhos, contendo fatos vividos por mim e observações exclusivamente minhas. Se fosse feito por outra pessoa que também viveu o assunto, esta poderia citar outros fatos e descrever outros momentos também importantes. Portanto, se alguma coisa aqui deixar de ser mencionada é porque não recorri a informações de outras fontes, e sim, baseei-me somente nas experiências em que tomei parte, nesta fase da música brasileira que foi uma das mais importantes de sua história." Aloysio de Oliveira

Fonte do texto: extraído do CD box "Bossa Nova, sua história, sua gente" nas palavras de Aloysio de Oliveira.


Este é o segundo de 7 artigos, contados pelo olhar de Aloysio de Oliveira, sobre a história e os artistas que contribuíram na construção e divulgação de um movimento importante da música popular brasileira no final dos anos 50: a Bossa Nova. No próximo capítulo, o tema abordado será a interpretação, a harmonia e as influências que caracteriza esse gênero musical. Enquanto isso, não deixe de conferir e saber mais sobre o tópico citado acima!

Clique nos links abaixo e se surpreenda com esta série especial:

Capítulo 1 - Bossa Nova: Antes, uma conversa necessária 
Capítulo 2 - Bossa Nova: O Ritmo, a Melodia, a Letra (lendo agora)
Capítulo 3 - Bossa Nova: A Interpretação, a Harmonia e as Influências
Capítulo 4 - Bossa Nova: O Princípio da Evolução ou Fase Pré-Bossa Nova
Capítulo 5 - Bossa Nova: Chegava eu no Rio depois de 18 anos de ausência 
Capítulo 6 - Bossa Nova: Os Compositores, os Intérpretes, os Trios e os Conjuntos 
Capítulo 7 - Bossa Nova: A Exportação


Comentários

Divulgue seu lançamento