Música

Breno Ruiz e Roberto Leão lançam álbum sobre amores, dores e saudades

sexta, 07 de agosto de 2020

Compartilhar:

Um repertório de delicadas canções que falam de temas como a tristeza, a saudade,  um amor desfeito, a desilusão ou a dor de cotovelo, de compositores de gerações diferentes da música popular brasileira. Assim é o álbum "Alegria", resultado do sonho de dois jovens músicos Breno Ruiz (piano) e Roberto Leão (voz). Como uma homenagem de um português e de um brasileiro a 100 anos de música, com obras de Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Dori Caymmi e do próprio Breno Ruiz, o disco fala pela poesia de Paulo César Pinheiro, Vinicius de Moraes, Dolores Duran e Nelson Motta. Um trabalho sobre um Brasil que, pela arte, ajuda o mundo a viver.

Foto: Thales Menezes/Divulgação 

Para Valter Hugo Mãe, que assina um dos textos de apresentação do disco, “Pensei por muito tempo que a melancolia brasileira era meio sem inverno. Uma melancolia de pura contemplação, como a síndrome de Stendhal aplicada ao sol, à paisagem natural e humana de um país. Seria uma melancolia pela demasia, como se amar exagerasse, a beleza exagerasse. Depois, há a música, com esse filão de pura elegância onde cantar é intensidade em contenção. Na música o Brasil vai ao limite dessa impressão de fazer som a partir do diamante, cintilação de luz que usa sol e água, acende na noite e dentro e corta. Tudo na cultura brasileira matura na sua própria maravilha mas a música tem instantes inacreditáveis, julgo eu que por ser a preferida de Deus...” E finaliza, “Esta música brasileira acontece como acontecem as revelações aos sábios do oriente, profunda meditação, conhecendo afinal o segredo do possível transcendente. Há um inverno na melancolia brasileira, sim, talvez mais seco mas surpreendentemente frio. Não é uma estação à altura de todos. Abre no calendário apenas daqueles que acolhem os abalos mais puros. Tão bela voz, tão belo piano, esses compositores sagrados, é tão evidente que a melancolia brasileira é uma prece.”

Estão no disco, as canções "Viola de Bem Querer" (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), "Por causa de Você" (Dolores Duran e Tom Jobim), "Delicadeza"(Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), "O que tinha de ser" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Roseira" (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), "Tati, a Garota" (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), "Desprezo" (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), "Cristais de Poesia" (Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro), "De onde vens" (Dori Caymmi e Nelson Motta) e "Valsa da Dor" (Heitor Villa-Lobos).

Breno e Roberto conheceram-se através de Renato Braz e Mário Gil, com quem gravaram “Mar Aberto”. Juntos, participaram do disco “Foru 4 Tiradente na Conjugação Baiana” de Dori Caymmi com textos de Mário Lago. Tocaram em Portugal, Espanha e Brasil.

Ouça o disco agora!

Encaminhado por: Venturini Assessoria de Comunicação

Comentários

Divulgue seu lançamento