Historicizando as canções

Canções para quem não tem vergonha de mostrar seu amor

quarta, 03 de agosto de 2022

Compartilhar:

O texto de hoje vai ser um pouco diferente do habitual nesta coluna, vamos deixar um pouco de lado as discussões sobre a música popular brasileira, no futuro voltaremos a elas, hoje serão listadas algumas canções para os apaixonados, se você não tem problemas em declamar toda sua paixão, o texto de hoje é para você. Lembrando que a ordem não está em forma de qualidade, apenas na ordem com que foram lembradas.

Fonte: Lucasfilm

Vamos começar com uma composição de Tim Maia, música sempre presente nos karaokês por aí, uma declaração de amor bem conhecida, o eu lírico da nossa canção declama o quanto a pessoa amada é especial para ele, Você, gravada e lançada originalmente pelo próprio Tim Maia em 1971, contudo, a versão aqui indicada é a feita pelos Paralamas do Sucesso, presente no álbum "Selvagem?" de 1986, como característico da banda essa versão puxa para o querido reggae.

Você
É mais do que sei
É mais que pensei
É mais que esperava
Baby


A próxima canção também é uma declaração de amor, composta e gravada por Fernando Mendes, Sádico Poeta, foi uma canção censurada pela Censura do Regime Militar, mas isso será tratado no futuro nessa coluna. 

Eu sei que pode parecer loucura
Mas eu te amo com muita ternura
Eu quero te falar que eu já não sou meu
Agora eu sei que sou completamente teu


Roupa Nova é um grupo bastante conhecido por suas músicas românticas, hoje Linda Demais é a escolhida, composição de Kiko e Tavinho Paes, lançada em 1985 pela banda, mais uma declaração rasgada de amor.

Linda, só você me fascina
Te desejo muito além do prazer
Vista meu futuro em teu corpo
E me ama como eu amo você


Muitos pensam que o rock brasileiro nasceu na década de 1980, contudo, a Jovem Guarda e os Mutantes provam o contrário, a canção é uma entre várias da parceria entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Eu te darei o céu, lançada em 1966.

Eu te darei o céu, meu bem!
E o meu amor também
Eu te darei o céu, meu bem!
E o meu amor também...
Você pode até
Gostar de outro rapaz
Que lhe dê amor
Carinho e muito mais
Porém mais do que eu
Ninguém vai dar
Até o infinito eu vou buscar
E então!...

Pitty fez parte daquela geração do nosso rock do início dos anos 2000, no caso dela, estreou em 2003 com o álbum Admirável chip novo, Equalize, composição da própria Pitty em parceria com Peu Souza, tocava incessantemente na rádio e seu clipe também era bastante reprisado nos canais voltados para a juventude, é sem dúvida nenhuma um clássico.

Eu vou equalizar você
Numa frequência que só a gente sabe
Eu te transformei nessa canção
Pra poder te gravar em mim

Agora vamos mudar um pouco o foco, já foram citadas 5 canções, todas com um teor mais feliz sobre a paixão, mas para encerrar o texto acho importante citar algumas que mostram como o amor também pode machucar, as canções mostrando uma desilusão amorosa são até mais interessantes, é o que direi se perguntarem o que acho, são músicas que continuam falando de paixão mas com um amor não concretizado, por diversos motivos.

 

Vamos começar com um samba, Jardim da Solidão, composição de Monarco, sambista muito ligado a Escola de Samba Portela, essa linda canção sobre o desgosto com um amor que não logrou êxito foi gravada em 1979 pela Clara Nunes.

Hoje vivo implorando
De joelhos ao criador
Para esquecer a mágoa que sinto 
Em meu peito por um falso amor

Paulo Sérgio é mais um artista que ficou marcado como “cafona”, até hoje é lembrado pelos seus fãs, conseguiu alcançar o sucesso ainda no primeiro disco lançado em 1968, seu primeiro hit foi Última Canção (Carlos Roberto), mais uma daquelas músicas em que você só abaixa a cabeça e sente a pancada.

Mas você deve sempre lembrar
Que já me fez chorar
E que a chance que você perdeu
Nunca mais vou lhe dar
E as canções tão lindas de amor
Que eu fiz ao luar para você
Confesso, iguais àquelas, não mais ouvirá

Para encerrar, quero citar um compositor que fez diversas canções sobre desilusão amorosa, Adelino Moreira, que teve uma longa parceria com o inigualável Nelson Gonçalves, esses dois por si só já merecem um texto, mas hoje fica a recomendação da música Chore Comigo, lançada em 1960, na voz do já citado Nelson.

Estou mais triste
Nesta triste noite fria
Sem esperança
que ela volte para mim
Minha saudade
Transformou-se em agonia
Estou mais triste
Neste triste botequim

Seja um amor feliz ou uma desilusão amorosa, o importante é não ter vergonha de seus sentimentos, seja pulando de alegria ou chorando de tristeza, o importante é amar.


Comentários

Divulgue seu lançamento