As Canções que Você Fez pra Mim

Carlão Elegante: Um Cidadão Sambista

sexta, 23 de fevereiro de 2024

Compartilhar:

Carioca nascido em 1935, Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão Elegante foi o famoso sambista completo: cantor, compositor, violonista, cavaquinista, percussionista e cheio de ginga no miudinho. Carlão ficou conhecido como Elegante na Vila da Penha por fazer os seus próprios ternos e andar sempre com algum trocado no bolso. Sua máxima malandra e exaustivamente repetida era a de que “o sujeito tem sempre que andar com algum dinheiro”. A carreira de Carlão como músico profissional começou no “Conjunto Lá Vai Samba”, em 1969. Além de Carlão, formavam o conjunto Délcio Carvalho (que mais tarde virou o maior parceiro de Dona Ivone Lara), Everaldo Cruz (violão), Jones (cavaquinho), Baianinho (cuíca) e Samuel (surdo). Na mesma época, Carlão entrou na ala de compositores da Unidos de Luca.  Em 1976, foi eleito Cidadão Samba e foi compositor e intérprete de um dos maiores sambas de enredo da história do carnaval carioca: “Mar Baiano em Noite de Gala”. Carlão ainda foi ator de cinema e novela. Em 1979, participou de Pai Herói, novela de Janete Clair que estourou no horário nobre. Carlão fez o papel de Teodoro, o leão de chácara do Cabaré Flor de Lys.

Depois de soltar a voz no carnaval pelo Galo da Leopoldina, Carlão Elegante também passou pela Tupy de Brás de Pina, onde defendeu os sambas “Negrinho do Pastoreio” (1981), e “O Sobrenatural de Almeida - Nelson Rodrigues, Dramaturgo do Mundo Cão” (1982).

A partir dos anos 1980, as participações de Carlão – tanto na música quanto na dramaturgia – passam a ser bissextas . Vira parceiro de composições que aparecem nos discos de Nei Lopes. Entre eles  os sambas “Festa da Dentadura” e “Solução urgente”. Esta última pode ser conferida no disco Negro Mesmo (1983), em que há um dueto elegantérrimo entre Nei e Carlão. O mestre cantou pra subir, aos 58 anos, em 1994. Sem perder a elegância. 


Comentários

Divulgue seu lançamento